Batalhão de Trânsito divulga resultados do Maio Amarelo

Compartilhe

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), após levantamentos, divulgou na manhã desta sexta-feira (03) os resultados da campanha Maio Amarelo, mês nacional voltado às campanhas educativas e de reforço nas fiscalizações de trânsito.  

Neste ano, o lema da campanha foi “Juntos Salvamos Vidas”, conclamando o compartilhamento das responsabilidades que todos, enquanto usuários das vias públicas, temos na promoção de um trânsito mais seguro. 

O BPTran também fez sua parte: durante o período foram realizadas campanhas educativas através de palestras em faculdades, escolas e empresas, além das exposições que abordavam o tema, ressaltando a importância dos cuidados ao conduzir um veículo ou mesmo pedestre ou ciclista. 

Embora a educação seja fundamental na promoção de um trânsito mais humano, a parte repressiva não foi deixada de lado: foram realizadas centenas de operações, algumas delas de forma integrada a outras agências fiscalizadoras. 

No total, foram mais de 1.000 veículos abordados. Destes, 69 foram recolhidos aos pátios credenciados por diversos motivos que impediam a liberação no local. Houve ainda 923 testes de alcoolemia realizados, além de outros 60 convites a condutores que se recusaram a serem submetidos, recebendo, portanto, as sanções previstas no código de trânsito brasileiro. Além disso, 309 autos de infração foram confeccionados e 54 carteiras de habilitação foram recolhidas.  

Houve também o aspecto criminal: os militares do BPTran durante as fiscalizações apreenderam 882 pinos de cocaína, 11 munições e detiveram duas pessoas.  

Os resultados chamaram a atenção do comandante do BPTran, tenente-coronel Fonseca: “São números importantes, que demonstram o engajamento de nosso efetivo na lida diária pelo cumprimento de nosso lema em zelar por vidas nas vias públicas. As ações, todas elas, educativas ou repressivas, possuem seu importante papel na promoção de um trânsito mais seguro, seja sensibilizando o condutor quanto a importância dele assumir o protagonismo na promoção de sua própria segurança e a dos demais usuários da via, seja por meio das notificações, apreensões e prisões realizadas.  Estamos aqui, juntos, unidos, engajados em salvar vidas.”, disse o comandante. 

As ações do Maio Amarelo, também de acordo com o tenente-coronel Fonseca, acabam por inspirar novas ações durante todo ano, em especial quando em parceria com outras agências. 

Embora o Maio Amarelo tenha terminado, novas ações estão sendo planejadas para toda Região Metropolitana da Grande Vitória.

 

Leia também

Ministro de Minas e Energia volta a defender privatização da Petrobras

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21), o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida...

Jatinho de Neymar faz pouso forçado no Brasil

O avião que trazia Neymar (foto), sua namorada e amigos para passar um período de férias no Brasil...

MG: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado beira média nacional

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais beira a média...

PIAUÍ: Cuida Mais Brasil vai destinar R$ 4,8 milhões ao estado para fortalecer atendimento materno-infantil no SUS

Por meio do Programa Cuida Mais Brasil, os serviços de saúde no Piauí ganham reforço de R$ 4,8...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta segunda-feira (20)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a segunda-feira (20) com queda de 0,12% no preço...

Homens são amarrados em caminhão e roubados em Ponto Belo

Dois homens que estavam em um caminhão foram rendidos por um suspeito de cor branca, olhos claros, bigode...

Ministério da Justiça faz operação contra pirataria digital no Espírito Santo e em outros 10 estados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a quarta fase da "Operação...

Cem anos do rádio no Brasil: Era de Ouro

Com o surgimento das primeiras transmissões de rádio no Brasil (como a da Rádio Clube de Pernambuco e...