Barra de São Francisco vai ganhar escola de tempo integral municipal para 300 alunos

Compartilhe

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) continua empenhado em marcar sua atual administração em Barra de São Francisco com realizações semelhantes às principais de sua gestão anterior, há mais de 30 anos (1989-1992). A mais recente decisão foi a desapropriação da Escola Santa Terezinha, conhecido como “colégio das irmãs”, para instalar uma escola municipal de tempo integral na cidade.

O ato é carregado de simbolismo, pois um dos maiores orgulhos de Enivaldo em relação à administração anterior é justamente ter instalado, na Escola Erasmo Braga, a primeira unidade de tempo integral do Espírito Santo, numa época em que esse modelo estava sendo expandido País afora, depois de ser implantado no Rio de Janeiro pelo governador Leonel Brizola no período 1983-1986, acompanhando o que defendia o professor Darcy Ribeiro, um dos principais conselheiros de Brizola.

Brizola criou os CIEP´s (Centros Integrados de Educação Pública). Depois, o modelo foi adotado em nível nacional no Governo de Fernando Collor de Mello com o nome de CIAC, que virou CAIC no governo de Fernando Henrique Cardoso. A filosofia, entretanto, continuou sendo a mesma apregoada pelo ideólogo Darcy Ribeiro. Hoje, escolas de tempo integral continuam sendo adotadas no Brasil inteiro, como um modelo de sucesso.

A secretária de Educação, Delma Ker, eleita pela via direta no primeiro mês da administração por seus próprios colegas, é quem vai pilotar a implantação da escola de tempo integral do Santa Terezinha. “Desde que o prefeito Enivaldo dos Anjos assumiu a gestão municipal de Barra de São Francisco já apresentou a intencionalidade e ações para a reabertura de uma Escola Municipal em regime integral, uma vez que a cidade já viveu essa experiência de regime integral na escola Erasmo Braga”, observou.

Segundo a secretária, “pois nossa proposta o olhar da educação para a criança se desafia a formar o ser humano na sua integralidade e em todas as dimensões humanas necessárias aos alunos como agentes protagonistas de suas histórias que, com certeza, impactarão numa cidade mais próspera e ousada em todas as áreas de empreendedorismo e qualidade profissional”.

De acordo com Delma, a proposta do prefeito encontrou mais força no PROETI (Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral), do Governo do Estado, fundo que se propõe a fortalecer os municípios através da transferência de recursos financeiros e equipamentos, “para que os municípios possam começar a vivenciar a proposta de escola de tempo integral na primeira etapa do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, e nossa experiência para 2022 será neste sentido”.

O colégio das irmãs comporta mais de 300 alunos, segundo a secretária, “com proposta inovadora, com aulas que fortalecem a base nacional comum, que são os eixos principais do conteúdo curricular – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Fisica – além de ampliar esses conhecimentos com arte, música, terapias, natação, esportes, incentivando na criança uma formação por completo, abrindo novos leques para o empreendedorismo infantil, conhecimento de matemática financeira, preparando o adulto para as oportunidades que a cidade oferece”.

O prefeito Enivaldo dos Anjos é um velho defensor da ideia de escola em tempo integral, por seus elementos de formação das ciranças, mas também por permitir um acompanhamento integral dos alunos, com assistência médica, odontológica e de segurança alimentar. “A alimentação das crianças virá do hortão municipal, para complementar suas necessidades. Sem boa alimentação, criança nenhuma consegue aprender e desenvolver inteligência para ser um adulto de sucesso”, disse o prefeito.

Leia também

Prefeitura compra terreno do Pesque e Pague Paraiso e inicia mutirão de Limpeza

Funcionários da prefeitura de Barra de São Francisco, através das secretarias de Esportes e Lazer, Defesa Social, Trânsito...

IV Festa da Cappitella com programação variada

  Aula Show com os chefs Danilo Amaral e Juarez Campos, Banda Toni e Boni, de Venda Nova do...

Confira os resultados da Primeira rodada do Campeonato Municipal de Vila Pavão

A Primeira rodada do Campeonato Municipal foi realizada no último domingo (31), com jogos acontecendo no estádio municipal...

Rapaz vítima de ataque a tiros em morro de Vitória morre dias após namorada

    Gabriel Batista de Oliveira Furtado de 22 anos morreu após ser baleado em ataque a tiros em morro...

Carlinhos Lyrio confirma candidatura a deputado estadual

  O radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos), esteve na manhã desta quinta-feira, dia 04, na sede da Rede Notícia. Durante...

Está preso motorista suspeito de atropelar e matar mulheres em rodovia do Espírito Santo

O motorista suspeito de atropelar e matar duas mulheres, no acostamento da rodovia ES-381, em São Mateus, Norte...

Homem é morto a facadas em Vitória e ex-enteado dele é suspeito do crime

      Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória Um homem de 44 anos foi morto a...

ES: mais da metade dos assassinatos em 2019 ainda não foram esclarecidos, mostra levantamento

Menos da metade dos assassinatos praticados em 2019 no Espírito Santo foram esclarecidos, revelou um estudo publicado nesta...