Barra de São Francisco terá em breve um Centro de Hemodiálise; fotos da obra

Uma obra no bairro Irmãos Fernandes, em Barra de São Francisco, é sem dúvida uma das mais importantes conquistas dos últimos anos. Segundo informações obtidas pelo SiteBarra, é onde funcionará o Centro de Hemodiálise.

O imóvel, que fica atrás do Posto Milcar, pertence ao empresário Márcio Eloísio Fernandes (Márcio Madeiras), mas o centro de hemodiálise na cidade será de responsabilidade de uma empresa que fará o investimento.

O centro será um investimento do Governo Estadual em parceria com a iniciativa privada, mas muitos políticos locais já estão tentando colher os frutos e se colocando como responsáveis pela conquista.

Em 2018, como publicamos aqui, o Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Oliveira, disse que o Estado assegura a prestação de serviço em Barra de São Francisco se houvesse um empreendedor disposto a montar um Centro de Hemodiálise. O modelo mudou um pouco, mas o sonho está prestes a ser realizado.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Hoje, pacientes de Barra de São Francisco e cidades vizinhas que precisam do tratamento têm que recorrer à Colatina.

Em 2015, Barra de São Francisco comemorou a chegada do serviço de hemodiálise para a UTI do hospital. Veja aqui

Também em 2015, o então prefeito Luciano Pereira reuniu-se com o Dr. Jabny Dornelas e Dr. Osvaldo Fernando de Oliveira Neto, para discutir a implantação de uma Clínica de Hemodiálise no município.

Através de uma lei, que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, o município de Barra de São Francisco ficou autorizado a realizar a concessão de um terreno para empresa D&D CONSULTÓRIO MÉDICO LTDA,  pelo prazo de 10 (dez) anos, findo os quais poderá ser renovada por igual período, ou, convindo ao município, abrir procedimento para a doação do imóvel a clínicas que atuem no ramo. Veja aqui

Leia mais

Leia também