Barra de São Francisco registra 22º óbito por Coronavírus

O município de Barra de São Francisco confirmou neste sábado (29), o 22º óbito por Coronavírus.

A informação foi divulgada no boletim diário da prefeitura municipal, que é responsável pelo acompanhamento dos casos.

A prefeitura divulgou apenas o número e ainda não deu informações sobre o paciente.

O total de casos confirmados chegou a 582. Desses, 427 já estão curados, restando, portanto, 103 pacientes em tratamento.

Apesar do município ter 2.371 notificações, foram realizados apenas 1.648 testes, confirmando a reclamação de muitos moradores, que, com sintomas, procuraram o setor responsável e foram mandados pra casa, sem fazer o teste.

Alguns até voltam com atestado médico, mas sem teste para Coronavírus.

Com isso, muitas pessoas estão trabalhando normalmente, circulando pela cidade, visitando amigos, participando de reuniões e, muitas vezes até festas, sem saber se está com o vírus.

É comum ouvir relatos de moradores informando sobre aglomerações em diversos pontos da cidade, mas poucas providências são tomadas.

A estratégia da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, de testar menos, diminuiu temporariamente o número de casos, fez a população acreditar que estava controlado, fez algumas pessoas ficaram mais tranquilas, mas em poucos dias o número de casos aumentou rapidamente, aumentando também o número de óbitos, que já são 22.

A prefeitura publicou um decreto que regulamenta a aplicação de multas para estabelecimentos que descumprirem medidas em virtude da calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19), no município de Barra de São Francisco.

O informe no final da matéria é divulgado diariamente pelo ex-diretor do hospital de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda, do Programa Mais Saúde.

Ele mostra em destaque os números de casos confirmados, óbitos, curados e em tratamento em Barra de São Francisco, e dados resumidos dos principais municípios do Estado e municípios da região.

Espírito Santo

O Espírito Santo registrou, até este sábado (29), 3.129 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 110.025. O índice de letalidade da doença no Estado é de 2,8%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (28), o aumento é de 12 mortes e 532 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 98.540 pessoas estão curadas e 292.304 testes foram feitos. Além disso, há 88.094 casos suspeitos e outros 128.731 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é Vila Velha (15.612), depois Vitória (13.744), Serra (13.423), Cariacica (10.515) e Linhares (5.887).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.855 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 1.722.

Depois, vem Itapuã (1.146), também em Vila Velha. Jardim da Penha (966), em Vitória, e Praia de Itaparica (933), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Vila Velha (471), Serra (468), Vitória (407), Cariacica (404) e Cachoeiro de Itapemirim (149).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 14.865 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19 e 36 morreram.

O maior número de casos está em Vila Velha, onde 2.438 tiveram a doença. Em Vitória, são 2.415 e, na Serra, 2.132. Cariacica tem 1.312 registros de profissionais da saúde com coronavírus.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 68,35% neste sábado (29). Ao todo, 432 pacientes estão internados em leitos de UTI e 288 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Norte tem o maior percentual de ocupação dos leitos de UTI para Covid, com 71,79%. Já os leitos de enfermaria estão 62,50% ocupados na mesma região.

 

 

 

Leia mais

Hospital Infantil de Vila Velha inaugura novo lactário

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, concluiu as...

Governo envia proposta orçamentária de 2021 ao Congresso e cogita salário mínimo de R$ 1.067

No último dia do prazo para entregar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ao Congresso Nacional, o Governo Federal enviou, nesta...

Leia também