Barra de São Francisco pula da 2.615ª para a 184ª posição no Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil do STN

Compartilhe

O município de Barra de São Francisco saiu da posição 2.615 para a posição 184, em 2021, em relação a 2020, um avanço de 2.431 posições no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional.

Em 2020, Barra de São Franciscojá havia pulado da posição 5.476 para a posição 2.615. No ano passado, o avanço continuou forte:

O município alcançou 96,3% e ficou com a 14ª melhor posição entre os 78 municípios capixabas, primeiro lugar na região Noroeste e terceiro na região Norte, atrás apenas de Linhares e São Mateus.

As informações constam do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional. O ranking é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que ressalta o trabalho do TCE-ES no envio das Matrizes de Saldos Contábeis e na promoção do upgrade das informações

Um total de 73 dos 78 municípios capixabas receberam nota “A” ou “B” no ranking. O levantamento federal busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Considerando o número de municípios com notas altas (A e B), os capixabas tiveram desempenho excelente com 93,6% do total de municípios com notas “A” (41%, ou 32 de um total de 78 municípios) e notas “B” (52% ou 41 municípios).

Quatro municípios são nota “C”, nenhum município do Espírito Santo é nota “D”, e apenas Vila Pavão é nota “E”.

Considerando os Estados, 9 atingiram nota A em 2022, entre eles o Espírito Santo, que ficou na 6ª posição, com total de acertos em 96,32%. Em 2021, o ES estava na 4ª posição, no entanto, o total de acertos era 94,3%.

O resultado deste levantamento está na Edição 2022 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado esta semana. Ele foi realizado considerado dados de 2021. Nesta edição, o desempenho dos municípios melhorou consideravelmente a nível nacional. Diferentemente dos anos anteriores, os que alcançaram a nota “A” estão mais bem distribuídos entre os Estados. Os 30 primeiros colocados são do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Bahia, Pará e Maranhão.

Importância do TCES

Nesse contexto, o Tesouro Nacional destacou o trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) como parceiro do órgão, tanto no envio das Matrizes de Saldos Contábeis (MSC) quanto no fomento da melhoria da qualidade dos dados. O TCE-ES é o único Tribunal que envia para o Tesouro os dados uniformizados, por meio desta Matriz, o que confere fidedignidade e consistência a eles.

A secretária de Controle Externo de Contabilidade do TCE-ES, a auditora Simone Velten, salientou a importância do ranking para os municípios capixabas.

“Esse resultado reflete os esforços, tanto do convênio que firmamos em 2019 com a STN para a Matriz de Saldos Contábeis, tanto pelo fomento que fizemos, no qual o Tribunal de Contas entrou em contato com o Tesouro Nacional e quis saber quem não estava enviando dados. Fizemos uma intervenção, fiscalizando todos os gestores que eram ‘C’, ‘D’ e ‘E’, pois percebemos que tínhamos uma boa qualidade da gestão fiscal no Estado, só que isso não estava sendo refletido nesse ranking. Ou seja, eram bons gestores só que o ranking não refletia essa situação. Agora estamos colhendo os resultados, frutos dessa inserção da Matriz de Saldo Contábil, que é o único Tribunal que manda para o Tesouro, quanto por esse esforço juntos aos jurisdicionados”, salientou.

Ela assinalou que o trabalho continua, com a realização de treinamentos sobre o ranking da qualidade da informação contábil que estão sendo oferecidos pelo TCE-ES. “Estamos felizes porque foi, de fato, um trabalho em conjunto com o Tesouro, Tribunal e gestores. Isso trará uma melhoria para as cidades, pois quando consultados nesse ranking, elas terão melhores dados, e isso pode facilitar tanto para ter a liberação de certidões para convênio, como para pesquisadores de receitas e despesas, para elaboração de política públicas”, explicou a secretária.

Outros resultados do Ranking

A comparação de desempenho dos entes do Brasil no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre as edições de 2021 (dados de 2020) e 2022 (dados de 2021), mostra que houve melhoria perceptível na qualidade e consistência das informações enviadas, tendo os municípios e os estados aumentado em 4,3 pontos percentuais (73,5% para 77,8%) os acertos das informações verificadas entre os exercícios.

De acordo com a publicação, a melhoria observada entre os anos traduz os esforços dos entes para adequar procedimentos e conciliar valores que apresentavam inconsistências em exercícios anteriores.

O envio de dados à Secretaria do Tesouro leva em conta a legislação do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), que estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas.

Mais informações em:

https://www.tcees.tc.br/mais-de-90-dos-municipios-capixabas-recebeu-nota-a-ou-b-no-ranking-da-qualidade-da-informacao-contabil-e-fiscal-do-tesouro-nacional/

Com informações da STN:

https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/noticias/estados-e-municipios-ampliam-a-qualidade-das-informacoes-contabeis-e-fiscais-enviadas-ao-tesouro-nacional-1

Acesse o ranking completo:

https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/

Leia também

Seminário sobre Base Comum Curricular reuniu mais de 80 profissionais no Cesfa

Aconteceu no último sábado, 13, na sede da Unopar/Cesfa, o Seminário BNCC na Prática: Sequência Didática, sob a...

Prefeitura de Barra de São Francisco adquire três caminhões com recursos próprios do município

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, recebeu nesta quinta-feira (11), o terceiro caminhão, sendo...

BRASIL PRA ELAS: caravana percorre o país com capacitação profissional para mulheres

A Caravana Brasil pra Elas percorre o Brasil com capacitação profissional para mulheres. A ação faz parte do...

Sonhava em ser PM: quem era o motorista de app morto em ataque no Espírito Santo

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" O motorista de aplicativo Dyonathan Boni Choa, de 24 anos, que morreu após ser...

Pesquisa Ipec com eleitores do ES: Lula tem 42% e Bolsonaro 37% das intenções de voto

      Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta quarta-feira (17) pela TV Gazeta revela os índices de intenção de voto...

Com vetos, Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 é sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, que define as...

Festa Italiana é encerrada em grande estilo em Jaguaré

  A 10ª edição da tradicional Semana Cultural Italiana de Jaguaré foi encerrada em grande estilo, no sábado, 13. O...

ES: motorista morre após bater de frente com carreta na BR-101

  Carro de motorista que morreu em acidente na BR-101, em Sooretama, Norte do ES Um homem de 50 anos...