Barra de São Francisco já conta com 37 médicos especialistas e 20 clínicos gerais para atender a população

Compartilhe

Médica Késia Flores com equipe da Clínica de Mamografia 

Desde o primeiro ano de mandato, o prefeito Enivaldo dos Anjos decidiu que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iria oferecer o máximo de especialidades médicas possível, aqui mesmo em Barra de São Francisco. Na altura, pouco de mais de dez especialidades eram ofertadas sem necessidade de deslocamento a outros municípios. E o tempo de espera também era um fator que acabava por prejudicar os pacientes.

Atualmente, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o Centro de Referência em Especialidades Médicas, que funciona na UBS Alvino Campos, no centro, conta com 57 médicos, sendo 37 especialistas e 20 clínicos gerais. Estes últimos atendem na UBS Alvino Campos (antigo Pavilhão) e nas unidades de Saúde dos distritos e córregos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar Alves de Souza, o grande avanço na prestação de serviços está relacionado à melhoria no sistema de regulação e também na decisão do prefeito Enivaldo dos Anjos, de colocar Barra de São Francisco como principal referência em saúde na Região Noroeste do Espírito Santo.

Alves explica ainda que as consultas e exames são feitas em vários locais, como a Clínica de Mamografia, a Casa da Gestante e clínicas particulares e, dali os pacientes são encaminhados para os especialistas, no Pavilhão ou em clínicas conveniadas.

Além dos atendimentos do dia a dia, a Semus passou a ofertar várias especialidades médicas em Barra de São Francisco, como Urologia e Endocrinologia, Cirurgia de Pescoço e Cabeça, Pneumologia, Neurologia, entre outras.

“É uma determinação do prefeito Enivaldo dos Anjos, que o sistema de saúde municipal oferte o máximo de especialidades médicas possíveis, evitando que o munícipe tenha que se deslocar para atendimento em outras cidades. Com isso, há economia de combustível, de manutenção dos veículos, além do conforto do paciente, que não precisará mais ter que se deslocar até outros municípios para fazer consulta”, destaca Elcimar

“Temos trabalhado incansavelmente para que as pessoas possam ter acesso ao tratamento de saúde gratuitamente desde quando assumimos a prefeitura. Avançamos muito nesta área que era um pouco deficitária, mas agora, estamos conseguindo alcançar nosso objetivo que é o de dar condições a população de ter acesso a saúde com respeito, dignidade, seriedade e amor para com o ser humano”, enfatizou o prefeito.

Leia também

Crimes: cerca de 38% dos municípios paranaenses não registraram homicídios entre janeiro e outubro

No Paraná, cerca de 38% dos municípios não registraram homicídios de janeiro a outubro deste ano; 25% registraram...

Transição energética: expectativa cresce para votação de projeto que garante incentivos

A poucos dias do fim do ano legislativo, o autor do PL 5174/23, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) está...

Noivo usa terno colorido no casamento e fotos viralizam na internet

  1 de 3 O casamento entre Valdecir e Geisiani Torezani reuniu cerca de 800 convidados — Foto: KD Imagens O...

Dezembro começa com mais de 4,3 mil vagas de emprego no Espírito Santo

  1 de 1 Sine tem vaga para mecânico — Foto: Divulgação Sine tem vaga para mecânico — Foto: Divulgação O último...

Preço do café arábica registra alta nesta sexta-feira (8)

Nesta sexta-feira (8), a saca de 60 quilos do café arábica teve alta de 1,38% no seu preço...