Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é inaugurado em Barra de São Francisco

Compartilhe

Nesta sexta-feira (19), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou a cerimônia de inauguração das novas instalações do Campus Barra de São Francisco. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Governador Renato Casagrande(PSB), do prefeito Enivaldo dos Anjos(PSD) e diversos prefeitos e autoridades políticas do Estado.

A solenidade que oficializou a inauguração das novas instalações do Campus Barra de São Francisco, teve sua mesa composta pelo ministro da Educação Milton Ribeiro; Governador Renato Casagrande; prefeito Enivaldo dos Anjos; reitor do IFES Jadir José Pela; Senadora Rose de Freitas; deputado Federal Evair de Melo; Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC Tomaz Santana, do atual Diretor Geral do Campus de Barra de São Francisco José Alexandre Gadiolli e do novo Diretor do Ifes, eleito este ano, Leonardo Siqueira.

Devido à pandemia da Covid-19, o evento foi fechado ao público e com número restrito de convidados, com transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube.

Em seu pronunciamento, o prefeito Enivaldo dos Anjos agradeceu a presença do Ministro da Educação Milton Ribeiro e destacou que isso garante e dá a certeza de que todos os cantos do país terão sua oportunidade de crescimento através de uma educação consolidada de qualidade.

Enivaldo destacou a importância da inauguração, não só pelo valor material, mas pelo valor educacional que o Campus representa para a região noroeste do Estado. “Este é um sonho realizado para os nossos jovens que buscam uma capacitação de qualidade, para terem um lugar ao sol no mercado de trabalho e assim, ter sua dignidade respeitada”, ressaltou.

O prefeito ainda ressaltou o trabalho realizado pelo Governador Renato Casagrande à frente do Estado. “O governador tem sido parceiro dos municípios do interior do Estado e estendido as mãos quando precisamos. Temos que destacar sua capacidade de gestão e articulação que o fazem ser a figura importante no cenário político capixaba”, afirmou Enivaldo.

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, agradeceu a hospitalidade que teve no município de Barra de São Francisco. “Quero agradecer, através do prefeito Enivaldo dos Anjos, todo o carinho que recebi em minha chegada ”. O líder da pasta também como presente para o Campus de Barra de São Francisco, autorizou um TED de R$ 500 mil para as novas instalações inaugurada. “O nosso presidente me deu a ordem de cuidarmos de nossas crianças e do alicerce de nossa educação, que é a alfabetização, que é onde estamos investindo. Em segundo, pediu para que cuidássemos dos ensinos profissionalizantes e é o que estamos fazendo aqui, hoje. É importante esta união em torno da educação”, completou.

Em seu discurso, o governador Renato Casagrande a importância deste momento para a educação do Espírito Santo. “Desde 2009 lutamos para que Barra de São Francisco tivesse um campus do IFES, por considerarmos o município uma cidade polo de nosso Estado. Quero agradecer ao prefeito Enivaldo dos Anjos que sempre foi fundamental para o Governo do Estado, tanto na assembleia quanto à frente do Executivo Municipal”, enfatizou o governador.

Casagrande ainda destacou que a importância de se ter atitudes boas. “A vida funciona por atitudes. Se as atitudes forem ruins, iremos produzir frutos ruins, mas, se as atitudes forem boas, produziremos frutos bons. Aqui em Barra de São Francisco, a comunidade teve atitudes boas e, por isso, hoje, colhe frutos maravilhosos que é essa nova unidade do IFES. Não podemos parar nunca, temos que dar continuidade aos nossos sonhos, pois as coisas irão acontecer”, finalizou.

O Campus IFES Barra de São Francisco conta com dois prédios, um acadêmico e outro administrativo que contam com 11 salas, cujos tamanhos variam de 58 a 72m2. Possui um auditório de 128m2, um miniauditório de 61 m2, laboratório de informática de 80 m2, laboratórios de química e biologia de 65 m2.

As novas instalações permitem que aulas sejam ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno, para os cursos técnicos, de ensino médio integrado em administração e agricultura, bem como superior em administração.

Por fim, as autoridades presentes fizeram o ato de descerramento da placa de inauguração do Campus Barra de São Francisco.

Leia também

Cartão do Auxílio Brasil começa a ser entregue; veja quem receberá

CRISTIANE GERCINA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O novo cartão do Auxílio Brasil começou a ser entregue aos...

Ruas do bairro Cruzeiro sendo preparadas para receberem pavimentação

Máquinas da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, juntamente com servidores da...

Medidas de simplificação buscam incentivar setor aéreo nacional

O setor aéreo brasileiro ganhou um impulso a partir da publicação da Lei nº 14.368, que atualiza a...

Brasileiro que morreu na Itália é enterrado no Espírito Santo

O brasileiro Alexsandro Tonn Loose, de 30 anos, que morreu durante o primeiro dia de trabalho em uma...

Servidores continuam com trabalho intenso de limpeza em Barra de São Francisco

Servidores da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, estão em ação nesta...

Ministério da Saúde vai ampliar acesso das mulheres ao pré-natal

O  Ministério da Saúde está ampliando o atendimento pré-natal em todo o país, para que todos os municípios...

Botafogo vence fora em jogo com dois gols anulados do Bragantino pelo VAR

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Red Bull Bragantino controlou o jogo, criou mais chances e até fez...

Bolsonaro diz que vai recriar Ministério da Indústria, caso seja reeleito

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (29) que, se for reeleito, vai recriar o Ministério da Indústria....