Barra de São Francisco cria a 'Casa do Artesão' • SiteBarra

Barra de São Francisco cria a ‘Casa do Artesão’

A prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, anunciou que o município vai ganhar um espaço para o fortalecimento do artesanato local.

Nesta quinta-feira (04), foi realizada uma reunião com objetivo de apresentar uma projeção de imagens para que os artesãos cadastrados no município pudessem acompanhar como ficará a galeria onde os profissionais artesãos poderão expor e comercializar os produtos.

A Casa do Artesão é um investimento que o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), cria em sua gestão para valorizar o excelente trabalho desenvolvido pelos artesãos de Barra de São Francisco, juntamente com o secretário da pasta Guilherme Fernandes.

“É uma forma de valorizar e fortalecer os mais de 35 artesãos cadastrados no município, que tem no artesanato uma renda complementar ou como sua renda única”, Disse Guilherme Fernandes Secretário de Desenvolvimento.

A iniciativa visa tornar o artesanato associado ao turismo, estimulando a economia, preservando e desenvolvendo a cultura local. Dessa forma, as peças terão sempre relação com o turismo municipal.

O prefeito Enivaldo dos Anjos afirmou que a intenção é promover cada vez mais a integração dos artesãos. “A intenção é sensibilizar para que todos se agreguem. O turista terá a chance de levar um pouco de nossa cultura para sua cidade; uma lembrança do nosso município”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

O projeto está sendo desenvolvido através de uma parceria com a Associação do Bairro Irmãos Fernandes, onde seu presidente Sulimar Valério da Cunha, o Mazinho do Hospital esteve presente durante a reunião, colocando a associação a disposição dos artesãos.

“Assim como cobramos do poder público municipal investimentos, nos sentimos na obrigação em prestar apoio no desenvolvimento deste bonito projeto que vai beneficiar os artesãos do nosso município” Disse Mazinho

O projeto foi elaborado e desenvolvido gratuitamente pela Arquiteta Urbanista – Pós graduada em Design de Interiores, Débora Delaide, através de uma parceria com o município. Além dessas finalidades, a Casa do Artesão também vai oferecer gratuitamente cursos diversificados com o objetivo de ensinar alguma prática artesanal para que o artesão possa usufruir de seus dons ou mesmo como terapia para quem necessita de uma atividade extra.

Os artesãos que tiverem interesse em comercializar as suas peças podem se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, que fica no prédio da antiga Escola Santa Terezinha, ou pelo telefone (27) 98822-2229. A inscrição é gratuita.