Barra de São Francisco confirma 18 novos casos de Coronavírus

Barra de São Francisco confirmou nesta sexta-feira, 28 de agosto de 2020, 18 novos casos de Coronavírus.

De acordo com os dados, são 578 casos confirmados na cidade. Desses, 454 pacientes foram curados, e 21 óbitos foram registrados.

De acordo com o painel, ainda existem 1.061 casos suspeitos, que ainda estão aguardando resultado. O total de testes feitos até o momento é 1.641

Grande parte da população está preocupada com a pandemia, mas muitas pessoas continuam não dando importância. Muitas pessoas andam pelas ruas da cidade sem o uso de máscaras.

A vigilância sanitária não descarta novos casos em Barra de São Francisco. A população deve continuar a usar a máscara de proteção, álcool gel e evitar aglomerações. As autoridades dizem que o melhor remédio ainda é o isolamento social de todos.

Risco Alto

A falta de testagem aliada ao descaso fez Barra de São Francisco voltar ao Risco Alto.

Diversos moradores relatam que estão procurando a Secretaria Municipal de Saúde do município e são mandados pra casa. Alguns até voltam com atestado médico, mas sem teste para Coronavírus.

Com isso, muitas pessoas estão trabalhando normalmente, circulando pela cidade, visitando amigos, participando de reuniões e, muitas vezes até festas, sem saber se está com o vírus.

É comum ouvir relatos de moradores informando sobre aglomerações em diversos pontos da cidade, mas poucas providências são tomadas.

A estratégia da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, de testar menos, diminuiu temporariamente o número de casos, fez a população acreditar que estava controlado, fez algumas pessoas ficaram mais tranquilas, mas em poucos dias o número de casos aumentou rapidamente, aumentando também o número de óbitos, que já são 21.

A prefeitura publicou um decreto que regulamenta a aplicação de multas para estabelecimentos que descumprirem medidas em virtude da calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19), no município de Barra de São Francisco.

Espírito Santo

O Espírito Santo registrou, até esta sexta-feira (28), 3.117 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 109.493. O índice de letalidade da doença no Estado é de 2,8%. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta quinta-feira (27), o aumento é de 12 mortes e 801 novos casos da doença.

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período.

Até o momento, 97.531 pessoas estão curadas e 291.109 testes foram feitos. Além disso, há 88.130 casos suspeitos e outros 127.877 foram descartados.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.