Barra de São Francisco apresenta Diretrizes Curriculares da Rede de Ensino

Nos últimos anos a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, priorizou a oferta de uma educação pública de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos estudantes na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esse esforço é permeado pelo compromisso de atender as especificidades culturais, sociais e econômicas da população francisquense. Nessa perspectiva, iniciaram-se os debates para elaborar um documento que trouxesse diretrizes para nortear o trabalho pedagógico em todas as escolas do município.

Os encontros para a elaboração das Diretrizes Curriculares iniciaram em 18 de outubro de 2018 com palestra referente ao tema e se estendeu com encontros quinzenais até 2019. No primeiro momento foi constituído uma equipe de trabalho composta por professores referências de cada ano/série, etapas de ensino e componentes curriculares e pedagogos, e foram realizadas várias ações como: Estudos de temas relevantes para entender o que é um Currículo, vídeos com temas por áreas de conhecimento para melhor compreensão da Base Nacional Comum, e o que permeia o currículo do Estado do Espírito Santo, e também para subsidiar a construção das Diretrizes Curriculares do Munícipio. Foi organizado o DIA D – Mobilização para a Formação do Currículo do Espírito Santo, Curso de Formação do Currículo para todos os professores da Rede Municipal em regime de colaboração com a SEDU/UNDIME.

Em continuidade às ações para a elaboração das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino, o município de Barra de São Francisco contou com a assessoria da Equipe Técnica (ET) – Inova Consultoria em Educação, e com Consultores especialista em área para instruir, avaliar e formatar o Trabalho construído pela equipe de profissionais do município. Nesta fase de construção foi ampliado o grupo de Trabalho de professores referência e de pedagogos, passando para um total de 43 (quarenta e três pessoas), de todas as etapas de ensino, além do GT, foi constituído uma Comissão interna da SEMEC com 10 (dez) profissionais, entre pedagogos e professores e a Secretária Municipal de Educação para acompanhar e assessorar os trabalhos desenvolvidos. Os grupos de trabalhos intensificaram os estudos tanto da BNCC quanto ao Currículo do Espirito Santo, estruturam e organizaram a sequência dos conteúdos e habilidades. A partir daí elaboraram as Diretrizes Curriculares do município acrescentando nela alguns conteúdos e habilidades que estudaram ser necessárias e pertinentes para o aprendizado dos alunos do município de Barra de São Francisco.

As diretrizes curriculares de Barra de São Francisco foram elaboradas, alicerçadas na Base Nacional Comum Curricular e também pelo Currículo do Espirito Santo, e estão orientadas por princípios comprometidos com a formação integral do estudante, considerando-o como sujeito de aprendizagem, conforme descreve a BNCC.

É uma importante ferramenta de direcionamento e fundamentação das práticas pedagógicas de ensino. Dá suporte aos professores e busca garantir a qualidade do sistema de ensino. Neste documento, os saberes que serão ensinados, não apenas a teoria, mas os aspectos humanos, emocionais e sociais, como comportamentos e valores que são repassados aos estudantes em cada aula. É um instrumento de ligação entre a escola, a cultura e a sociedade, e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado. Este documento foi constituído por muitos olhares, direcionados a uma educação de qualidade, é fruto de um genuíno esforço coletivo, e tem como meta a aprendizagem e o compromisso de equidade na educação de toda a sociedade de Barra de São Francisco.

Leia mais

Projeto que exige cadastro de clientes de fogos de artifício é aprovado na Assembleia

Lojas que comercializam fogos de artifício e explosivos vão precisar identificar os clientes por meio de cadastro e enviar informações às Polícias Civil e...

Três pessoas são detidas e drogas são apreendidas em Nova Venécia

Três pessoas foram detidas na tarde desta sexta-feira...

Adolescente é abordado duas vezes no mesmo dia e tem arma e munições apreendidas em Rio Novo do Sul

No último domingo (10/05/2020), policiais militares da 9ª...

Jovem morre após ter vaso sanitário arremessado contra a cabeça

Uma jovem, de 18 anos, foi brutalmente agredida...

Leia também

Galpão de reciclagem da prefeitura de Boa Esperança é destruído em incêndio

Um incêndio por volta das 23h30 desta segunda-feira...

Defensoria Pública abre 43,5 mil processos para auxílio de R$ 600 negado

O número de processos de assistência jurídica abertos...

Governo adota medidas para ajudar setor elétrico e consumidores durante pandemia

Secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Rodrigo Limp A pandemia do novo coronavírus provocou redução no consumo de energia elétrica no...