Barra de São Francisco amplia postos de testagem e passa a dar alimentação a pacientes

Compartilhe

O município de Barra de São Francisco, que teve um aumento de mais de 2000% nos casos ativos confirmados de Covid em janeiro em relação a dezembro, anunciou a ampliação do serviço de testagem em massa da população e também vai oferecer duas refeições diárias para as pessoas que tiverem o tempo de espera prolongado nesses locais.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, que também testou positivo e está em repouso, sendo acompanhado pela médica Carol Gaiotti Guerra, especialista que atua no enfrentamento à Covid desde o início da pandemia, anunciou que o Hospital Estadual Dr Alceu Melgaço Filho, e outros postos de saúde da municipalidade estão se somando, desde quarta-feira (26), ao Centro de Atenção à Covid no atendimento a pessoas sintomáticas ou não, que queiram se submeter aos testes para saber se estão com o vírus.

“A decisão de oferecer duas refeições por dia, na hora do almoço e no meio da tarde, quando será servido um lanche, é porque a demanda é muito maior do que nossa capacidade de atendimento e às vezes tem havido demora para realizar o teste. Para que as pessoas não tenham o seu sofrimento aumentado, o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani vai entregar marmitex às 11 horas e lanches com suco de laranja às 16 horas para quem estiver no local e com necessidade de se alimentar”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, serão oferecidas tantas refeições quantas forem necessárias enquanto perdurar a situação. Foi feito também um convênio com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Mantena (MG), para o fornecimento de água mineral nesses postos de atendimento. “O SAAE de Mantena desenvolve esse serviço de envazar água mineral em copinhos e vamos comprar deles para distribuir nos postos de testagem”, acrescentou Enivaldo.

O Centro de Apoio Alimentar, coordenado pela secretária de Esportes Graziela Marques, já oferece uma média de 800 refeições por dia à população desde março do ano passado, quando o prefeito chegou a decretar lockdown com toque de recolher na cidade para controlar a explosão de casos, que resultaram em superlotação do hospital da cidade, totalmente dedicado a pacientes de Covid e a mais de 100 mortes em março e abril. Atualmente, já são mais de 700 casos ativos para Covid, mas o número de internados não chega a 1% dos infectados.

Leia também

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: Serviço oferecido pelo SUS previne problemas como parto prematuro e baixo peso ao nascer

O atendimento odontológico é uma das etapas de rotina das consultas de pré-natal oferecidas na Atenção Primária (APS)...

Espírito Santo descarta 2º caso suspeito de varíola dos macacos e começa a investigar 3º

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (4),...

Polícia civil prende homem em Mantena, suspeito de maus tratos e abusos sexuais contra enteados

Na manhã desta terça feira (29), Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Mantena efetuaram a prisão de...

Brasil registra tendência de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda

Dados mais recentes do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelam que o Brasil conta com uma...

50 mil pessoas passaram pela Festa do Produtor Rural de Jaguaré

  Um grande público passou pela 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré e pela 4ª Feira de Agronegócios,...

Plano Safra 2022/2023 começa a valer nesta sexta-feira (1º)

O Plano Safra 2022/2023 começa a valer a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 30 de junho...

ES: menina de 4 anos é deixada de castigo, ajoelhada no cimento com mãos para trás e rosto virado para parede

Os pais de uma menina de quatro anos foram levados para a delegacia depois de uma denúncia de...