Bares e restaurantes do Espírito Santo já demitiram 13,5 mil funcionários

Cerca de 13,5 mil funcionários de bares e restaurantes no Espírito Santo já foram demitidos em virtude da pandemia do Coronavírus e a consequente restrição ao funcionamento desses estabelecimentos nos últimos dias. A estimativa é do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares).

O número de demitidos, segundo o sindicato, representa 15% do total de trabalhadores que atuam nesse setor no Espírito Santo. “Ainda não temos uma pesquisa, mas trabalhamos com a estimativa de 18 mil estabelecimentos, que geram 90 mil postos de trabalho em todo estado”, afirmou o presidente do Sindbares, Rodrigo Vervloet.

Segundo ele, esse número só não é maior porque a maior parte dos estabelecimentos está aguardando medidas do governo federal para ajudar o setor, que devem ser anunciadas a qualquer momento.

“Tudo vai depender das medidas do governo, mas ainda assim deve aumentar o número de demissões. Algumas empresas já deram férias, mas a maioria ainda aguarda as medidas do governo. Estamos na expectativa de que elas virão ao encontro dos anseios do setor, auxiliando na diminuição de tributos e encargos”, frisou Vervloet.

 Com comércios fechados, 80 mil trabalhadores estão fora de suas atividades no ES

O presidente do Sindbares destacou ainda que discorda do isolamento das pessoas, proposto pelas autoridades, como forma de tentar frear o avanço do Coronavírus.

“A medida de afastamento social, que é a adequada, segundo os números oficiais e o governo federal, não impõe fechamento geral de restaurantes. Entendemos que é possível o controle com cuidados sanitários já praticados, além dos implementados por conta da crise. É importante este equilíbrio para que não haja o colapso do sistema social como um todo”, argumentou.

Fonte: folhavitoria

Leia mais

Pernambuco e Ceará receberão R$ 61,5 milhões para obras de distribuição de água

– Foto: Divulgação/MDR O Cinturão das Águas do Ceará e o Ramal do Agreste...

Auxílio Emergencial Covid-19

O valor do auxílio é de R$ 600,00 com limitação de duas pessoas em uma mesma família pelo período de três meses (podendo ser...

Confira as vagas de emprego abertas em Barra de São Francisco, Nova Venécia e outras cidades do ES

A semana começa com diversas vagas de emprego e várias cidades do Espírito Santo. Os interessados em empregos precisam criar, na unidade do Sine, um...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e...

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a...