Barbearias, salões e clínicas de estética podem funcionar no ES; confira a lista do que abre durante a pandemia

O governo do Espírito Santo divulgou quais estabelecimentos poderão abrir e quais ainda continuarão fechados durante o período de quarentena, por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Atividades industriais e de serviços essenciais não estão proibidas de funcionar. Já barbearias, salões de beleza e clínicas de estética, que chegaram a ser proibidas de funcionar por alguns municípios, podem funcionar, desde que respeitem normas de higiene.

Você ainda está na dúvida do que pode ou não abrir neste período? O Folha Vitória preparou uma lista com atividades e as restrições impostas pelo governo. Confira:

Supermercados

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) emitiu uma nota orientando que os estabelecimentos fiquem atentos às determinações dos governos municipais, estadual e federal e implantem em suas lojas alternativas e soluções para combater o avanço do Coronavírus.

Alguns municípios, como Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória, já adotaram normas em relação aos horários de funcionamento e restrições de número de pessoas. Na Grande Vitória, alguns supermercados aderiram ao horário especial para o atendimento de idosos.

Transcol

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que está trabalhando com 100% da frota de ônibus disponível nos horários de pico. A companhia orienta os usuários a observar a lotação das cadeiras nos ônibus e, caso os assentos já estejam ocupados, a recomendação é aguardar o próximo coletivo para evitar a superlotação.

Comércios

Renato Casagrande, anunciou que prorrogou o decreto de fechamento do comércio no estado até o dia 12 de abril, quando a medida passará por uma nova avaliação. Os estabelecimentos que prestam serviços essenciais continuam autorizados a funcionar normalmente.

No entanto, alguns comércios que estão fechados poderão reabrir as portas já a partir da próxima segunda-feira (6). É o caso de lojas de materiais de construção, de serviços automotivos e lojas que vendem chocolates.

Materiais de construção e serviços automotivos – o funcionamento será de 10h às 16h

Lojas de chocolate – devido ao delicioso feriado de Páscoa as lojas poderão funcionar, exceto as que funcionam dentro de shoppings.

Restaurantes – que funcionam às margens das rodovias estaduais e federais estão autorizados a funcionar a qualquer hora. No entanto nas áreas urbanas, os restaurantes devem continuar obedecendo o decreto estadual que limita o seu funcionamento até as 16 horas.

Escolas

O Governo do Espírito Santo decidiu manter a suspensão das aulas ou de qualquer atividade pedagógica presencial das escolas pelo menos até o dia 30 deste mês. A medida vale tanto para as unidades públicas de ensino — estadual e municipal — quanto para as particulares.

O governador, no entanto, frisou que, na terça-feira (07) será lançado um programa de atividades pedagógicas a distância, que começará a ser utilizado no dia seguinte

Bancos

As agências bancárias só estão atendendo casos restritos. Em casos gerais, os clientes serão transferidos para atendimento em caixas eletrônicos ou para que realizem as transições on-line.

Shopping centers

Continuam fechados. Segundo Casagrande, o decreto agora é válido até o dia 12 de abril.

Feiras livres

As feiras livres voltaram a ser liberadas pela Prefeitura de Vitória e Cariacica, demais municípios também estão com feiras em funcionamento. No entanto, feirantes e clientes devem usar máscaras de proteção fácil (industrializadas ou fabricação caseira) para frequentar os locais e mantendo o distanciamento das barracas e aglomerações, além disso, pias foram instaladas para a higienização das mãos.

FIQUE DE OLHO:

FUNCIONAM SEM RESTRIÇÃO:

Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

FUNCIONAM DAS 10H ÀS 16H:

Loja de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores e restaurantes em áreas urbanas.

NÃO FUNCIONAM:

Estabelecimentos comerciais; escolas; universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de show; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte e parques públicos.

Leia mais

Barrigueira prorroga suspensão de aulas até dia 30 em Nova Venécia

O prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana...

Como incentivar o uso da máscara em crianças com Transtorno do Espectro Autista?

Especialista dá dicas para introdução do objeto no dia a dia dos pequenos A máscara acabou virando uma das nossas companheiras mais fiéis. Afinal, é...

Espírito Santo vai abrir mais 130 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

  O governo do Espírito Santo divulgou nesta sexta-feira (13) a abertura de mais 130 leitos de UTI e 177 leitos de enfermaria para atender...

Bruno Araújo, do Republicanos, é reeleito prefeito de Pedro Canário

Ele teve 81,01% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Dominguinho Sopelete, que ficou em segundo lugar com 18,99%. Bruno Araújo, do Republicanos,...

Leia também

Bolsonaro convida Meneguelli para almoço em Brasília

O Prefeito Sérgio Meneguelli irá almoçar com o Presidente da República Jair Bolsonaro na quarta-feira (2) da próxima semana, ao meio dia. A primeira...

Governo do Espírito Santo autoriza volta de aulas presenciais em cidades com risco moderado para Covid-19

O Governo do Espírito Santo autorizou a retomada das aulas presenciais nas cidades que possuem risco moderado para a Covid-19. Com isso, em Vitória,...

Feira Sabores da Terra começa nesta quinta na Praça do Papa, em Vitória

Evento será realizado até o próximo domingo (29). Segundo o governo estadual, todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus serão seguidos. Feira Sabores da...

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento pode beneficiar indústrias paulistas

Estado com maior PIB do Brasil, de R$ 1,9 trilhão, São Paulo corresponde ao equivalente a 29,8% da indústria nacional. O setor emprega 2.922.404...