‘Barão do Petróleo’ comandava da prisão esquema de adulteração de combustíveis no ES

Compartilhe

 

A organização criminosa responsável pelo esquema de adulteração de combustíveis no Espírito Santo, descoberto pela Polícia Federal, era comandada da prisão por um homem apontado pela polícia como um dos milicianos mais famosos do Rio de Janeiro. A reportagem é da Folha Vitória.

Denilson Silva Pessanha, mais conhecido como “Maninho do Posto” ou “Barão do Petróleo”, está preso desde 2020. Na ocasião, ele foi detido na Praia da Costa, em Vila Velha, e depois transferido para o Rio.

O suspeito já foi vereador na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e teria fugido para o Espírito Santo, por ser procurado no Rio de Janeiro por furtar combustível de dutos da Petrobras.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, mesmo preso, o Barão do Petróleo continuava chefiando a quadrilha suspeita de adulterar combustíveis no Espírito Santo.

Segundo o superintendente da PF no Estado, delegado Eugênio Ricas, alguns postos investigados foram colocados no nome de terceiros, mas, na verdade, eram geridos por Denilson Pessanha.

“Com ele, tinham outras pessoas, inclusive familiares, que cuidavam dessa organização criminosa. Parte dessa organização era composta por laranjas, pessoas que sabiam que o nome era utilizado para gerir os postos de combustíveis”, frisou.

Oito postos na Grande Vitória vendiam gasolina adulterada

Ao todo, oito postos de combustíveis da Grande Vitória — a maioria em Cariacica — são investigados por receber e vender gasolina adulterada para a população. Eles foram alvo da Operação Naftalina, deflagrada pela Polícia Federal, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal.

Foto: Agência Brasil

“O material transportado era um solvente chamado nafta e álcool hidratado. Tudo indica que a organização misturava o álcool com a nafta e colocava corante para parecer gasolina. Mas, na verdade, não se tratava de gasolina. É um produto adulterado que pode danificar os carros e prejudicar os consumidores”, explicou Eugênio Ricas.

O perito da Polícia Federal, Sérgio Cibreiros, explicou como os criminosos faziam a combinação irregular. “Eles pegavam esse solvente utilizado em empresas para fazer tíner, querosene e outros solventes usados em empresas de tinta. Eles pegavam esse solvente e misturavam com álcool hidratado”, explicou.

Criminosos lucraram R$ 38 milhões com as fraudes

Ainda de acordo com as investigações, os criminosos teriam lucrado cerca de R$ 38 milhões com o esquema fraudulento. Se considerados culpados pela Justiça, os envolvidos no esquema podem pegar até 41 anos de prisão.

Durante a operação desta terça-feira, foram presos suspeitos de integrarem a organização criminosa no Espírito Santo, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até agora, foram expedidos nove mandados de prisão preventiva, seis de temporária e 27 de busca e apreensão.

Segundo a polícia, um pátio clandestino em Vila Velha era utilizado pela quadrilha como estacionamento para caminhões-tanque. Além disso, os suspeitos adulteravam a gasolina no local para depois revender para os postos.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

 

‘Barão do Petróleo’ comandava da prisão esquema de adulteração de combustíveis no ES

Foto: Divulgação / Polícia Civil Rio de Janeiro

Leia também

Polícia Civil prende idoso de 72 anos suspeito de abusar de crianças

A equipe da Delegacia Regional de Nova Venécia prendeu um idoso de 72 anos, em um distrito no...

Polícia prende suspeito de assalto a pai, filha e entregador de pizza em São Gabriel da Palha

Uma ação da Polícia Civil e Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (20) um homem de 27 anos, suspeito...

Avenida Adelino Coimbra terá calçadão e passarelas interligando ruas

Desde que a Prefeitura de Barra de São Francisco, através de suas secretárias, começou o projeto de requalificação...

Congresso promulga emenda da idade limite para nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou hoje (17) a emenda à Constituição que eleva de 65 para 70 anos a...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (05)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

Ações do Projeto Avivar avançam com Roda de Conversa

O Projeto Avivar, implantado há três meses em Barra de São Francisco avança a cada dia com novos...

Nova Venécia terá médica pediatra nas Unidades de Saúde dos bairros

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou mais um pediatra para o...

Frio: previsão para o fim de semana tem temperaturas baixas, mar agitado e risco de geada

A frente fria que atinge o Espírito Santo nos últimos dias e levou a recordes de temperatura continua...