Banestes promove evento on-line sobre Open Banking

Nesta terça-feira (29), o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) vai promover um evento on-line e gratuito sobre Open Banking, o assunto que tem dominado o sistema financeiro brasileiro nos últimos meses. A live, que faz parte do projeto Conexão Banestes, terá início às 12h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Banestes no YouTube.

O bate-papo será conduzido pelo gerente de Inovações em Meios de Pagamento do Banestes, Marcel Damásio, e pelo gerente de Canais Eletrônicos do Banestes, Gustavo Melo, com mediação da jornalista Fernanda Castro, integrante da equipe de Comunicação do banco.

“O evento é uma ótima oportunidade para que os clientes do Banestes e também a população em geral entendam o projeto do Open Banking, de administração do Banco Central. O banco irá se transformar numa empresa de soluções tecnológicas para resolver a vida do cliente, não só com a oferta de produtos financeiros, mas também com facilidades operacionais”, ressalta o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

Durante o evento, os participantes poderão enviar perguntas e solucionar dúvidas diretamente no chat da plataforma YouTube.

Sobre o Open Banking

O Open Banking é um modelo de negócios que visa a simplificar os processos do mercado financeiro, de forma que o usuário consiga ter mais controle e liberdade sobre seus dados. Esse termo refere-se à padronização do compartilhamento entre as instituições financeiras de informações sobre os seus produtos e serviços.

Não é um aplicativo que vai permitir o compartilhamento, nem um produto. Os clientes poderão pedir para suas instituições financeiras compartilharem seus dados, se assim desejarem, por meio dos aplicativos já existentes das respectivas instituições.

A implantação da novidade no sistema financeiro brasileiro está acontecendo ao longo deste ano. No Banestes, diversas equipes estão envolvidas nas necessárias adaptações tecnológicas e das áreas de negócios.

Na prática, o cliente será dono de seus dados financeiros e poderá escolher quando e com quais empresas vai compartilhá-los. No mundo do open banking, um cliente que está pagando juros elevados no cheque especial de um banco onde tem conta corrente, por exemplo, poderá receber uma proposta de crédito mais barato de outra instituição. E isso só será possível, porque essa nova financeira poderá acessar as informações de clientes de outras instituições – desde, claro, que o cliente autorize que seus dados sejam compartilhados.

Texto: Rafaella Rodrigues e Jardel Torezani

Serviço – Conexão Banestes: Saiba tudo sobre o Open Banking no Banestes

  • Data: 29/06 (terça-feira)
  • Horário: das 12h30 às 13h30
  • Transmissão on-line, ao vivo. Acesso gratuito. Não é necessário realizar inscrição prévia.
  • Para acompanhar, basta acessar o canal do Banestes no YouTube (www.youtube.com.br/banestestv) no dia e horário do evento, e clicar no vídeo ao vivo.