Bandes participa de reunião com Banco Regional do Extremo Sul

Compartilhe

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está alinhado às causas que acrescentam e apoiam o crescimento da economia do Espírito Santo, reunindo-se com importantes instituições estaduais e nacionais com os mesmos objetivos. Por isso, neste mês, o Bandes e o Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vêm debatendo e trocando experiências sobre o papel de ambas as entidades no crescimento de suas regiões.

A reunião mais recente, que ocorreu na última sexta-feira (20), teve como ponto de pauta a apresentação do programa de Parceria Público-Privadas (PPP) do Bandes, o ES Inteligente, desenvolvido em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). O ES Inteligente foi apresentado para o Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, a principal instituição do desenvolvimento dos três estados da Região Sul do Brasil, sendo eles Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Ao mesmo tempo, o Bandes recebeu dos representantes da instituição sulista informações sobre o modelo de funcionamento do BRDE, envolvendo os trabalhos de convênios com cooperativas e instituições financeiras.

“O BRDE é uma instituição parceira do banco de desenvolvimento capixaba e essa troca de experiências é de suma importância para que o Bandes possa melhorar seus processos e aperfeiçoar as atividades. Os profissionais do Sul puderam conhecer nossa expertise relacionada aos projetos de desenvolvidos pelo Bandes, no âmbito do escritório de projetos para parcerias público-privadas, que oferecemos aos municípios capixabas, por meio do ES Inteligente. O benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos, aumentando a eficiência para o alcance de diferenciais competitivos”, destacou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

A gerente de Participações e Investimentos do Bandes, Ivone de Souza Pereira Pontes, frisou que a reunião com o BRDE serviu para que o banco capixaba entendesse mais dos trabalhos da instituição em relação aos convênios, seja com cooperativas de crédito, produção ou com empresas integradoras.

“O BRDE é uma instituição que tem muita importância para o desenvolvimento regional, visto que abrange todos os estados da Região Sul. Por isso, essa troca de informações é interessante e importante para que o Bandes entenda sobre novos projetos de desenvolvimento aqui mesmo no Espírito Santo. Além disso, entendo que a nossa apresentação sobre o nosso programa de PPP, o ES Inteligente, foi recebida com entusiasmo pelo BRDE, já que temos um programa com modelagens únicas para o crescimento dos municípios capixabas”, ressaltou Ivone de Souza Pereira.

ES Inteligente e PPPs

A Parceria Público-Privada é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço. Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado divide os riscos do contrato e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço.

O Programa ES Inteligente é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de estruturação de PPPs. Desse modo, o programa oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, a gestão e a manutenção de centros de saneamento básico.

O programa conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC, que permite uma análise ideal sobre as demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e um melhor uso dos recursos públicos, como, por exemplo, os planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br

Leia também

Nota à imprensa e à população capixaba

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que houve um equívoco, nessa quinta-feira (30), na apresentação dos dados referentes...

Confira as fotos da inauguração da clínica de hemodiálise em Barra de São Francisco

A inauguração da clínica de hemodiálise (Med.Álise), na manhã deste sábado (02), em Barra de São Francisco, com...

Astrologia: é destino ou podemos escolher nossos caminhos?

  Estudo milenar que analisa a posição dos astros no céu explica sobre como funciona a ideia de destino...

Festa da Fazenda Veloso começa nesta sexta-feira (01)

  Depois de ficar dois anos sem ser realizada em função da pandemia da Covid-19, a tradicional Festa da...

Feira de Negócios Agro Coopeavi começa nesta quinta (07)

  Começa nesta quinta-feira, dia 07, a partir das 08 horas, em Nova Venécia, a Feira de Negócios Agro...

Barra de São Francisco recebe mais um cortador de grama, 100 colchonetes e 50 bastões

A prefeitura de Barra de São Francisco, conseguiu junto a SESPORTE (Secretaria de Estado de Esportes), do governo...

‘É difícil, na minha idade, me ver como mãe’, diz adolescente grávida

  Taislane, grávida aos 14 anos, sentada na cama de casa em que vive com a mãe Uma menina cheia...

Barra de São Francisco fará parte do Projeto de Desenvolvimento Federativo lançado pela Sudene

O Governo Federal, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), lança nesta quinta-feira, 30, no Hotel...