Bandes apresenta opções de fundos de investimentos para empresas de base tecnológica nesta quarta-feira (11)

Para fomentar a geração de novos negócios e facilitar a captação de recursos para empresas e startups de base tecnológica, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) promove um evento on-line com o tema “Investimentos nas empresas de TI: Investidores e Investidos”. O evento acontece na próxima quarta-feira (11), às 18h30 e será transmitido pela plataforma Zoom. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa do evento com representantes apresentando soluções financeiras para o segmento em um painel.

As discussões do evento serão focadas nos investimentos em inovação, como recursos de subvenção por editais de fomento, investidores anjo e investimento por meio de Fundos de Investimentos em Participações.

Apoio à Inovação

O Bandes será representado no evento pelo gerente de Participações Wagner Rubim Rangel e pelo gerente de Negócios Arthur Souza. O banco capixaba traz alternativas para as empresas do setor com crédito, por meio de linhas próprias e de repasse de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Competitivas no mercado, as linhas Finep são repassadas exclusivamente pelo Bandes no Estado e podem apoiar projetos com até R$ 9 milhões.

“O Bandes pode apoiar desde projetos de investimentos até capital de giro, com a possibilidade de utilização do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC) como forma de garantia, o que é um grande diferencial neste momento”, explicou o gerente de Negócios Arthur Souza.

Com vigência até 31 de dezembro deste ano, o PEAC faz parte do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e possibilita compor a garantia de 80% nas operações de crédito contratadas no Bandes, nas linhas com risco do Banco. O objetivo do Programa é apoiar empresas e de todos os portes, que atuem nos setores mais impactados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na obtenção de financiamentos.

Outra forma de apoio do banco, diferentemente do crédito tradicional, é a participação nas empresas por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações). O Bandes é pioneiro nesta forma de investimento no Espírito Santo, participando como cotista de uma carteira com quatro FIPs até o momento: Criatec 3, Primatec, Seed4Science e FIP Anjo. A dinâmica de funcionamento desse tipo de investimento difere do crédito tradicional porque, em vez do aporte direto de recursos, o FIP se torna sócio da empresa por um período pré-estipulado.

“Com a presença em vários Fundos de Investimentos em Participações, o Bandes vem desempenhando relevante papel na aproximação de investidores nacionais com inovadoras empresas capixabas, impactando no amadurecimento da indústria de venture capital no Estado e gerando novas oportunidades para um crescimento acelerado dessas startups”, destacou o gerente Wagner Rubim Rangel.

Além de recursos financeiros para aporte nas empresas, os FIPs trazem também know-how para o negócio a ser investido e estão à procura de empresas para participação.

Serviço:
Evento: “Investimentos nas empresas de TI: Investidores e Investidos”
Data: quarta-feira (11)
Horário: 18h30
Onde: plataforma Zoom
Inscrições: link

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS

Leia mais

Moradores do bairro Altoé vivem momentos de terror após troca de tiros entre bandidos

imagem ilustrativa Moradores do bairro Altoé, em Nova Venécia, ficaram assustados após uma troca de tiros entre bandidos na noite deste sábado, dia 19. Segundo a...

Presidente do TJMG Nelson Missias anuncia construção de um novo fórum em Mantena

Na manhã desta sexta-feira, (13/03/2020), aconteceu uma solenidade...

Novo caso: menina de 11 anos fica grávida após estupro no Norte do Espírito Santo

Mais um caso de violência sexual contra criança foi registrado no Espírito Santo nesta semana. Uma menina de 11 anos está grávida após ser...

Leia também

Higor Soares é o segundo vereador mais jovem da história de Barra de São Francisco; conheça um pouco de sua história

Higor Soares será um dos mais jovens parlamentares para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Barra de São Francisco. O assessor especial, que...

Câmara de Barra de São Francisco não contará com presença de vereadoras na próxima legislatura

O Poder Legislativo de Barra de São Francisco não contará com a presença de vereadoras em seu quadro para os próximos quatros anos. As...

Jogo da Solidariedade em Água Doce do Norte deve arrecadar mais de 5 toneladas de alimentos

Água Doce do Norte ficou conhecida nos últimos anos como uma das cidades mais participativas no esporte da região, principalmente na modalidade do futebol. E...