Banda Júnior da PMES completa 24 anos de existência, na data de hoje (16) quinta-feira.
O Projeto Sociocultural Banda Júnior foi criado em 16 de junho de 1998. Na ocasião o objetivo era proporcionar a aproximação da comunidade localizada no entorno do Quartel do Comando Geral (QCG), entretanto, o resultado alcançado foi além do previsto e no mesmo ano, o cadastro de reserva já alcançava um número bem maior do que o esperado.
O projeto que ensina a arte da música e demais valores como disciplina, ética e respeito ao próximo, fazendo da música uma ferramenta eficaz de inclusão social, atende crianças e adolescentes com idade entre 11 e 18 anos. Durante as aulas, os alunos se familiarizam com os elementos de linguagem musical e têm a oportunidade de aprender ordem unida, teoria e percepção musical, oficina instrumental, entre outras disciplinas.
Já são mais de 5.000 adolescentes que passaram pelo projeto. Destes alunos, alguns até já foram aprovados em concurso e hoje fazem parte da Banda de Música e das fileiras da PMES, e da Banda de Música da PMMG, na Banda de Música do Exército Brasileiro, além de outros que estão estudando em faculdades de música, direito, administração e medicina.
A Banda Júnior ganha destaque em diversas apresentações culturais, onde foi reconhecida e premiada no Prêmio Inoves (Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo) em 2008, na categoria Cidadania, e em 2009, na categoria Inclusão Social.