Banco Central suspende serviços financeiros que seriam ofertados pelo Facebook no Whastapp

A Cielo comunicou nesta quarta-feira, 24, que suspendeu os serviços relacionados a transações de pagamento por meio do aplicativo WhatsApp, do Facebook, após determinações do Banco Central e do Conselho Administrativos de Defesa Econômica (Cade) na véspera.

“Na mesma data da recepção dos comunicados acima (do BC e do Cade), a Cielo tomou as providências adequadas e suspendeu os serviços”, disse a empresa de meios de pagamentos.

O WhatsApp, empresa controlada pelo Facebook, anunciou na semana passada que o Brasil seria o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que permitiria envio e recebimento de dinheiro, usando cartões cadastrados, além de pagamentos por produtos e serviços para contas do WhatsApp Business.

Banco Central – O BC mandou as bandeiras de cartões Visa e Mastercard, que haviam anunciado parceria com o WhatsApp, suspenderem o uso do aplicativo controlado pelo Facebook, para pagamentos e transferências, enquanto avalia eventuais riscos ao funcionamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, diz o BC em nota.

“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, segue o texto. “O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.”

Cade – Em outra frente, o Cade suspendeu a parceria da Cielo com o Facebook, que permitiria pagamentos pelo WhatsApp, alegando que ambas as empresas têm participação significativa do mercado.

A Cielo disse que manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer atualizações relevantes relativas ao tema.

Facebook Pay – Os pagamentos pelo WhatsApp aconteceriam dentro de uma função chamada Facebook Pay, que extrapolaria os mesmos dados de cartão para uso em toda a família de aplicativos da empresa.

O movimento do Facebook aproxima a família de marcas ao que o WeChat faz na China, onde é responsável por uma revolução na maneira de pagar no país e atualmente é também rede social e uma plataforma de vendas.

Leia mais

Polícia prende suspeito de tráfico de drogas no bairro Estrala, em Barra de São Francisco

Na noite desta quinta-feira (20), policiais do 11º Batalhão encontram drogas e prederam um suspeito d tráfico no bairro Estrela, em Barra de São Francisco. Durante...

Novo Painel de Contratos facilita acompanhamento de ações no combate à Covid-19

As informações sobre os gastos públicos realizados para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ganharam ainda mais transparência, nesta sexta-feira, 24, quando entrou no...

MEC prorroga adesão ao programa Tempo de Aprender até 31 de agosto

Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim. Foto: Agência Brasil Estados e municípios têm até o dia 31 de agosto para manifestar interesse em aderir ao programa...

Agentes de Venda do Cartão GV estarão em feiras livres de Vitória neste final de semana

Neste sábado (06) e no domingo (07), os agentes de venda do CartãoGV estarão presentes nas...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Estados da região Sul devem ter tempo ameno nesta segunda-feira (21)

Neste domingo (20), a chuva na região Sul do país deve ficar restrita no norte e na faixa leste do Paraná, com acumulados que...

Enivaldo de olho em 2022

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), candidato a prefeito de Barra de São Francisco, está de olho em 2022. Enquanto a maioria dos políticos...

Homem morre afogado no Rio Cricaré, em Nova Venécia

Um homem morreu afogado na tarde deste domingo (20), no Rio Cricaré, em Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, ainda não identificada,...

Climatempo alerta para risco de temporais e mar agitado no Espírito Santo

A passagem de uma frente fria vai provocar...