Banco Central oferece ferramentas gratuitas de educação financeira

Compartilhe

Como lidar com o meu dinheiro? Pagar à vista ou parcelado? Com juros ou sem juros? Comprar ou não comprar? Esses são alguns temas de projetos e iniciativas que o Banco Central do Brasil vem promovendo na área de educação financeira para orientar o cidadão a gerenciar bem seus recursos. Todo esse material é disponibilizado gratuitamente em relatórios com informações que podem ajudar muito as pessoas no seu dia a dia como cliente do sistema financeiro.

E algumas dessas ações receberam, recentemente, citações em publicação divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Rede Internacional para Educação Financeira (International Network for Financial Education – INFE) como exemplos de sucesso no setor.

O documento internacional cita os seguintes programas de educação financeira: o Registrato; a página Minha Vida financeira; a Calculadora do Cidadão; e os programas “É da sua conta” e “Aprender Valor”, além das postagens com conteúdo de educação financeira nas redes sociais.

Vale destacar que o Brasil mantém os esforços para se tornar membro da OCDE, por isso, como observou o chefe do Departamento de Proteção da Cidadania Financeira, do Banco Central, Luís Gustavo Mansur Siqueira, ser citado pela organização é um indicador positivo. Mostra, por exemplo, que o trabalho desenvolvido pelo Banco é relevante e está alinhado às tendências internacionais.

Minha Vida financeira

Na página Minha Vida Financeira, o Banco Central fornece informações e tira dúvidas sobre várias operações bancárias, como empréstimos e financiamentos; cotas e relacionamentos em bancos; sobre cheques sem fundo; e dívidas com o setor público federal.

Acesse a página

Registrato

O Registrato é uma ferramenta de monitoramento financeiro que permite ao cidadão consultar, de forma gratuita, quais e quantas contas correntes e empréstimos, por exemplo, estão vinculados em seu CPF. A ferramenta mostra, ainda, quais chaves Pix foram registradas e informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome. Por meio dele, é possível também saber dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais feitas.

“O Registrato é uma ferramenta muito importante para o cidadão monitorar a sua vida financeira e até mesmo para evitar fraudes. Ele está disponível no site do Banco de forma gratuita”, ressaltou o chefe do Departamento de Proteção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luís Gustavo Mansur Siqueira.

Saiba mais sobre o Registrato

Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão é um aplicativo que simula operações do cotidiano financeiro a partir de informações fornecidas pelo usuário. O cálculo deve ser considerado apenas como referência para as situações reais e não como valores oficiais.

“A Calculadora do Cidadão permite a realização de vários tipos de cálculos, como o valor das parcelas de um financiamento ou o cálculo do rendimento de uma aplicação financeira. A Calculadora está disponível na internet e também como aplicativo para celular, para que o cidadão possa tê-la sempre a mão em caso de necessidade”, explicou Siqueira.

Acesse a Calculadora do Cidadão

É da Sua Conta

Com o objetivo de informar melhor o consumidor de serviços financeiros, o Banco Central, com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), criou o É da Sua Conta. Um curso on-line gratuito destinado especialmente para quem trabalha com proteção ao consumidor de produtos e serviços financeiros.

Acesse o É da Sua Conta

Aprender Valor

O Aprender Valor é um curso para o consumo e educação financeira nas escolas. A ação tem como objetivo levar a educação financeira para as escolas públicas do ensino fundamental de todo o país.

Banco Central oferece ferramentas gratuitas de educação financeira

OCDE citou ações do Banco Central como exemplos de sucesso no setor. Foto: Banco de imagens

Leia também

Cappitella terá ensaio técnico neste sábado (13)

  Acontece neste sábado, dia 13, a partir das 15h, o ensaio técnico da Carrettino dela cappitella, com saída...

Foragidos da Bahia são presos pela PM em São Gabriel da Palha

  Dois jovens com mandados de prisão em aberto, foram detidos pela PM na manhã da última sexta-feira (12),...

Menina de 7 anos morre após escorregar e bater cabeça em escada no Espírito Santo, dizem pais

  Corpo de menina que morreu após bater cabeça em escada foi levado para o Departamento Médico Legal (DML),...

SEMTE constrói mais um bueiro em escória de granito no Denzol

Mais um bueiro com manilha e escória de granito foi construído pelos servidores da Secretaria Municipal de Transportes...

Jovem é esfaqueado durante evento em Barra de São Francisco

Um jovem de 18 anos foi esfaqueado na região do abdómen durante uma cavalgada seguida de show musical...

INDICADORES: Preço do café arábica sobe nesta sexta-feira (12)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (12) com alta de 0,53% no preço...

Vendaval no ES: alerta de ventos de até 100 km/h para 15 cidades

Os moradores de algumas cidades capixabas, até mesmo na Grande Vitória, já perceberam que os ventos estão mais...

Morre Angela Soto Cunha, ex- coordenadora do curso de Enfermagem da Multivix

  Faleceu nesta segunda-feira, 15, por volta do meio dia, a ex-coordenadora do curso de Enfermagem, da Multivix, Angela...