Ave carcará é resgatada no Norte do Espírito Santo

 

Um carcará foi resgatado em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A ave foi entregue na sede da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental após aparecer em uma casa na segunda-feira (14).

O animal apresentava uma anilha de identificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma das garras.

Os policiais entraram em contato com o órgão, que confirmou a procedência da ave.

O Ibama explicou que o pássaro foi criado em cativeiro de forma irregular, resgatado e reintroduzido na natureza após reabilitação

Mas, devido a estar ainda acostumado ao convívio humano, voltou a procurar as zonas habitadas por conta da facilidade de conseguir água e alimentos.

Em razão da não-readaptação do animal à natureza, a polícia irá entregá-lo ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para que possa ser encaminhado a um zoológico ou criadouro especializado.

A ave existe em várias regiões do Brasil e pode ser avistado, inclusive, dentro de centros urbanos. Se alimenta de carniça, outras aves, répteis e até minhoca. Quando adulto, ele pode chegar aos 60 cm de altura e sua envergadura pode atingir mais de um metro.

 

Ave carcará foi resgatada em São Mateus — Foto: Divulgação

Ave carcará foi resgatada em São Mateus — Foto: Divulgação


Leia mais

Leia também