Autismo: um dia para se lembrar e 364 para se conscientizar!

 Jhon Martins / redenoticiaes

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um marco a favor da informação e da quebra de preconceitos que os autistas e suas famílias ainda precisam lidar no cotidiano. A data escolhida é 02 de abril, data em que são realizados eventos e campanhas, sempre com o enfoque na informação para a sociedade e as famílias dos autistas.

Em Nova Venécia, a Associação de Mães Especiais (AME) sempre realiza campanhas de conscientização na data, mas devido ao imprevisto da pandemia de coronavírus e ao isolamento social, a programação para este ano foi cancelada.

“As famílias dos autistas também precisam de apoio e conhecimento sobre o tema. Muitas recebem o diagnóstico de um filho com autismo e não sabem por onde começar, o que fazer, por isso, é tão importante uma rede de apoio”, explicou Lelia Tavares, presidente da AME de Nova Venécia.

Para fortalecer as famílias, além dos eventos em espaços físicos, as mães sempre estão conectadas via internet através do site da AME, grupo no whatsapp e facebook. É uma forma de trocar idéias e experiências em tempo real, promovendo o acolhimento dessas mães e seus filhos.

Lelia ressalta ainda que antes da sociedade, muitas vezes é a própria família que precisa aceitar a situação: “Lidar com um filho autista não é algo fácil. Se a mãe estiver sozinha será muito difícil conviver com a situação, a rede de apoio como a AME é fundamental. A gente não quer mudar o nosso filho para se adaptar ao mundo, mas que o mundo se adapte às características dos nossos filhos”.

A AME surgiu em 2015 após a troca de professores da Educação Especial da rede municipal de ensino por cuidadores. A AME luta pelos direitos dos autistas e outras pessoas com deficiência por meio de iniciativas na esfera jurídica, mídia e diálogo com representantes do poder público.

Síndrome do Espectro Autista – É uma alteração de comportamento em que a pessoa se “isola” em seu próprio mundo. Em geral, o autista não suporta barulho, festas, ambientes aglomerados. Há vários graus de autismo, variando de leve, moderado a severo.

Leia mais

Secretaria da Saúde divulga 19º boletim de Covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabiliza, nesta terça-feira...

Covid-19 apresenta estabilização na Grande Vitória, mas aumenta casos no interior, diz secretário

Os números de casos da covid-19 no Espírito Santo...

Policiais do 10º BPM de Guarapari encerram nesta segunda feira a “Operação Trabalhador”

Policiais do 10º BPM de Guarapari encerraram na...

Espírito Santo dá início a última etapa do Inquérito Sorológico

Entre os dias 22 e 24 de junho,...

Leia também

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo...

Sedurb avança na autuação on-line de processos

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande...

Crédito fundiário: 162 famílias foram contempladas em oito meses

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica...

Doação de sangue: Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas até 31 de julho

A parceria do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) com a empresa 99 segue até o dia...