Aumento do consumo de bebidas alcoólicas na pandemia traz riscos de câncer

O consumo de bebidas alcoólicas cresceu significativamente em alguns países durante a quarentena, fazendo com que a OMS (Organização Mundial da Saúde), alertasse para os problemas que o consumo inadequado dessas substâncias pode provocar à saúde da população e recomendando que os países limitem a venda dessas bebidas durante a pandemia.

O médico oncologista, Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal), explica que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de diferentes tipos de câncer como boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama.

Na Rússia, as vendas de vodca dispararam 65% de fevereiro para março, no início do isolamento social. Já nos Estados Unidos, a alta foi de 55% no fim de março, no começo das restrições de circulação. No Brasil, alguns setores também confirmaram o aumento das vendas dos produtos do setor.

O oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein pontua que o álcool pode funcionar como solvente no intestino: “Isso vai facilitar a entrada de outras substâncias carcinogênicas nas células. Por isso, quanto maior a dose e o tempo de exposição, maiores as chances de desenvolver tumores cancerígenos”.

O professor da Unifesp ressalta que o consumo associado de álcool e cigarro potencializa os danos ao organismo e aumenta a possibilidade de diagnóstico de câncer. “Ter hábitos e alimentação saudáveis é a base da prevenção para a maioria dos tumores, principalmente com uma dieta rica em produtos in natura”, especifica o médico oncologista.

 

Leia mais

Venecianos na linha de frente do combate da Covid-19

» Para tratar os pacientes na UTI, a fisioterapeuta Edileuza Gusson, o médico Edilson Moreira Maciel,...

Nova Venécia passa dos 100 casos confirmados de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia,...

Governo Federal e municípios acertam medidas para garantir abastecimento

Governo Federal já entrou em acordo com os estados para garantir a circulação de cargas nas estradas – Foto: Arquivo/Detran/RS   O Ministério da Infraestrutura vai enviar uma...

Técnicos da Defesa Civil irão auxiliar ações de resposta aos desastres no Sul

Sedec enviou SMS à população da região Sul ainda na segunda-feira com alertas sobre temporais e vendavais e...

Leia também

Consórcio bancário garante investimento de R$ 40 milhões na cadeia produtiva de petróleo e gás no Estado

O Espírito Santo, terceiro maior produtor de petróleo no...

Rússia conclui testes e quer distribuir vacina contra a covid-19 em agosto

A Rússia está mais perto de se tornar...

Após pisar em uma mulher em SP, PMs são afastados da função

Os policiais que aparecem nas imagens pisando e...

Os caminhos para trabalhar ou fornecer serviços na retomada da Samarco

A retomada das operações da Samarco, no Sul...