Aulas não presenciais devem começar ainda neste mês em Nova Venécia


Atividades serão enviadas por e-mail, Whatsapp ou de forma impressa, de acordo com a opção feita por cada familiar


As aulas municipais em Nova Venécia estão paralisadas desde março, devido a pandemia do coronavírus, cumprindo o Decreto Estadual que proíbe atividades em ambientes escolares. Com as aulas suspensas no dia 17 de março, depois de uma pesquisa entre os servidores e pais ou responsáveis pelos alunos, realizada entre os dias 14 a 17 de abril, a Secretaria de Educação pode iniciar as aulas de forma não presencial. Para responder o questionário, os pais tiveram acesso à pesquisa pelo site da Prefeitura ou impressa.

Caso o projeto inicie, as atividades serão enviadas pelo e-mail ou Whatsapp do responsável que optou pela forma online de estudos e também serão entregues de forma impressa, para quem fez esta opção, é o que revela o secretário de Educação, Arilso Teixeira. “A maioria escolheu o método impresso, e o material estará na escola do aluno, para a família ir buscar”, diz.

A data para iniciar as aulas não presenciais só será divulgada, após avaliação do Conselho Municipal de Educação, órgão que recebeu as documentações com a minuta de Portaria, de acordo com a necessidade para avaliação. “Após o posicionamento do Conselho vamos tomar as providências cabíveis e se aprovado, teremos a publicação e o início das atividades Educacionais não presenciais”, diz o secretário de Educação, Arilso Teixeira, lembra que a minuta da Portaria foi encaminhada nesta quarta-feira (29), para o Conselho Municipal de Educação.

» Arilso Teixeira: início das atividades não presenciais ainda está sem data definida

Rede Estadual

Na Rede Estadual os estudantes estão tendo atividades em casa, através do Programa EscoLAR, criado pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu), com acesso disponível pelo site e online, com conteúdo previsto pelo currículo escolar. Com método EscoLAR iniciado no dia 13 de abril, de acordo com o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, Hélio Pettene, o conteúdo tem videoaulas, atividade, com todo planejamento orientado pelos professores de cada disciplina. “O aluno que não tem acesso aos meios citados, a escola disponibiliza o material impresso, que é retirado na própria escola pelo estudante ou responsável”, diz.

» Diretor da EEEM Dom Daniel Comboni, Hélio Pettene, relata que alunos estão tendo aula online

Ifes

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) prorrogou até dia 30 de maio a suspensão das aulas presenciais. A decisão foi tomada pelo Comitê de Crise da Instituição, na última quarta-feira.

Após manifestação positiva do Colégio de Dirigentes sobre realizar atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia, no dia 24 de abril, iniciou-se a construção de uma minuta para normatizar a oferta para os cursos técnicos e de graduação, baseada nas portarias emitidas pelo Ministério da Educação (MEC) e nos encaminhamentos do Conselho Nacional de Educação (CNE). A minuta será apresentada, nos próximos dias, ao Colégio de Dirigentes e ao Conselho Superior da instituição.

A expectativa é que na próxima semana, caso o documento seja aprovado, o Ifes anuncie para a comunidade como serão implementadas as atividades não presenciais no âmbito da instituição. A data de início dessas atividades também será publicada após reunião do Conselho Superior. Até lá o calendário letivo permanece suspenso.

As atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso.


A Ciranda contam com aula online

Na rede particular, a Casa- Escola Montessoriana A Ciranda, iniciou com aula online no dia 30 de março. Para a execução dos trabalhos, de acordo com a diretora da unidade, Rose Fugulin, semanalmente é disponibilizado um cronograma com as atividades para o período. As famílias e alunos acessam os cronogramas, assistem as videoaulas contidas na plataforma e outras videoaulas gravadas pelos próprios professores, que segundo Rose, tem sido a grande maioria. Existem também as atividades no material já utilizado pela escola, que é o livro pedagógico onde os alunos fazem as atividades. “O horário para realização das atividades é organizado pela família, mesmo porque, muitos pais que acompanham as tarefas estão trabalhando em horários variados e, não seria possível a determinação de um tempo único. Cada família está vivendo uma realidade diferente e precisamos respeitar isso. Os prazos para devolução são bem flexíveis, os professores vão monitorando via plataforma ou através do Whatsapp”, diz a diretora.

» A Ciranda iniciou aula online desde 30 de março e conteúdo vem sendo desenvolvido em casa

Multivix

Já a Faculdade Multivix enviou uma nota através da assessoria de imprensa e divulga que, “seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Educação, as aulas presenciais da Faculdade Multivix estão sendo ministradas de forma remota em tempo real pelos seus professores. A instituição está engajada a continuar com o período letivo, para que não haja nenhum tipo de prejuízo aos alunos. Os professores estão utilizando plataformas tecnológicas, com métodos de ensino modernos e interativos nas aulas online. Assim que os órgãos permitirem, as atividades voltarão de forma regular nas unidades presenciais” finaliza a nota.

As aulas em escolas do Espírito Santo seguem suspensas atendendo decreto do governador, Renato Casagrande. As escolas estão fechadas desde meados de março, quando o Governo do Estado decidiu suspender as atividades como uma das medidas para evitar o avanço do novo coronavírus. O governador afirmou que vai avaliar a prorrogação das aulas, para data ainda não confirmada.

Leia mais

Governo do Espírito Santo autoriza sessões de cinema drive-in

Clientes vão poder assistir a exibição de dentro do carro. Decreto autorizando a atividade foi publicada no Diário Oficial do estado nessa quinta-feira (25).

Padre Reginaldo Manzotti prepara live solidária em homenagem aos Pais

A live irá arrecadar alimentos para instituições e famílias mais vulneráveis à pandemia O Dia dos Pais está chegando e mais uma vez, milhares de...

Incaper atende produtor remotamente em tempos de quarentena

Passamos por uma pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em que a melhor forma de prevenção é o distanciamento...

Secretaria de Saúde de Nova Venécia distribui protetor facial para profissionais

Profissionais da saúde que atuam em Nova Venécia...

Leia também

BA: Governo do estado pede apoio ao TRE para que as eleições não sofram impacto da pandemia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) pretende produzir uma Nota Técnica e enviar ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA) para...

Rio de Janeiro tem 47 municípios com adesão à licitação de concessões para saneamento básico

No estado do Rio de Janeiro, 47 dos 64 municípios atendidos pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) aderiram ao modelo de concessão...

Governo do Acre implementa ICMS Ecológico nos municípios do estado

A partir de 2021, os 22 municípios do Acre vão ser beneficiados economicamente com o ICMS Ecológico, caso tenham áreas naturais protegidas em seu...