Aulas da Ufes poderão ser retomadas em 1º de setembro de forma on-line

Proposta foi aprovada pela Câmara Central de Graduação da Ufes, mas ainda precisa ser avaliada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Novo calendário prevê que as aulas remotas ocorram durante 15 semanas.

As aulas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) poderão ser retomadas a partir do dia 1º de setembro na modalidade remota, ou seja, à distância.

A proposta foi aprovada na segunda-feira (27) pela Câmara Central de Graduação da Universidade, mas ainda precisa receber o aval do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para ser efetivada.

Uma nova reunião para a decisão definitiva sobre o assunto deverá ocorrer até o dia 6 de agosto.

Devido à pandemia da Covid-19, as aulas na Ufes estão suspensas desde março deste ano. De acordo com o novo calendário aprovado pela Câmara Central de Graduação, o ensino remoto, que poderá ser iniciado a partir de setembro, terá duração de 15 semanas, o equivalente a mais de três meses.

Já o período de matrículas dos estudantes para este semestre será aberto na segunda quinzena de agosto. Caberá às coordenações de curso e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) a definição das disciplinas que serão oferecidas.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, caso a proposta seja aprovada, mais de um professor poderá ofertar a mesma disciplina e todos passarão por um período de formação para a educação à distância.

Além disso, pelo menos metade da carga horária de aulas online deve ser cumprida na modalidade síncrona, ou seja, contanto com a presença do professor e dos alunos ao mesmo tempo. No entanto, aulas assíncronas, nas quais professor e alunos não estão conectados juntos, também serão permitidas.

Sisu

Em função da organização de um semestre letivo especial, a Ufes informa que os estudantes aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que iniciariam as aulas a partir do segundo semestre deste ano, só ingressarão na Ufes no primeiro semestre letivo de 2021.

Já o primeiro semestre de 2020 será encerrado considerando-se apenas as Atividades Acadêmicas Emergenciais (ACEs) e as Atividades Acadêmicas Complementares, oferecidas aos estudantes de cursos de graduação.

Entre essas atividades estão os estágios da área de saúde e disciplinas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia, Projeto Final, Trabalho Final ou ofertadas para estudantes finalistas no semestre letivo 2020/1. As demais disciplinas serão canceladas.

Leia mais

Leia também