Audiência Pública do Orçamento Estadual lotou as dependências da Câmara Municipal de Barra de São Francisco

Compartilhe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), realizou nesta quarta-feira, 13, a primeira Audiência Pública do Orçamento de 2023. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Barra de São Francisco e contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora, Jaqueline Morais, e mais de 500 pessoas, entre autoridades, representantes da sociedade civil e população.

Essa foi a primeira das quatro reuniões presenciais que serão realizadas em todo o Estado. Nesta oportunidade, os cidadãos das microrregiões Nordeste e Noroeste puderam apresentar sugestões e propostas visando à elaboração da peça orçamentária. O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, falando em nome dos prefeitos, foi didático e explicou que o orçamento é uma peça fundamental na gestão pública.

“Tenho aqui alguns colegas que já estão no segundo mandato, eu já fui deputado por cinco mandatos, sou prefeito pela segunda vez e nós sabemos que o orçamento, cumprir o orçamento é muito importante. Não somos nós que mandamos, quem manda é o orçamento.

“Em Barra de São Francisco nossa arrecadação cresceu muito, mas não podemos gastar, temos que esperar até outubro, ver como fica a situação e, só então remanejar os recursos”. “Quem tem nós salvado é o governador Renato Casagrande, que é municipalista, que tem levado obras para todos os municípios e, por isso, não podemos abrir mão da sua liderança.”

O governador Renato Casagrande e a vice-governadora Jaqueline Morais também participaram do evento e destacaram, em suas falas, a importância da aproximar o governo da população, dos municípios. “Nada melhor do que discutir o orçamento público estadual com a população, com os municípios, vereadores e prefeitos. Governo tem que ter planejamento, ter propósito. E o governo Casagrande é um governo que olha para as pessoas e não para questões político-partidárias, eleitorais”, resumiu a vice-governadora.

Já o governador Renato Casagrande começou sua fala dizendo que a função dos governantes é produzir sonhos. “Nossa função é produzir realizar sonhos, realizar sonhos. Temos que pular dentro dos sonhos das pessoas e realiza-los”, afirmou, citando obras como a recuperação da ES-080 entre as 3 Vendas, em Barra de São Francisco e a sede de Água Doce do Norte e também a ordem de serviço para o asfaltamento da ES-320 entre Barra de São Francisco e Mantenópolis.

“Sou muito orgulho, do povo capixaba, pela forma como nós passamos. A gente teve que construir o nosso caminho, caminhando. Nós enfrentamos um desafio que a gente não conhecia (pandemia da Covid-19), tivemos que abrir caminho no meio da selva. Foi um dos pontos mais amedrontadores das nossas vidas, mas estamos ainda”, ressaltou.

Nesta quinta-feira, 14, a reunião com os moradores dos municípios das microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce será em Colatina. Depois, será a vez das cidades da Serra (sexta-feira, dia 15), Cachoeiro de Itapemirim (quarta-feira, dia 20) e Venda Nova do Imigrante (quinta-feira, dia 21). As audiências públicas são uma forma de participação e controle popular sobre a Administração Pública, fazem parte de todo o processo de elaboração dos orçamentos, estando previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Além da participação nos encontros presenciais, a população pode registrar, nos dias dos encontros presenciais, no site www.orcamento.es.gov.br as propostas e destaques aos desafios que, na visão dos cidadãos, devem ser priorizados pela Administração Estadual na elaboração da peça orçamentária do próximo ano.

No site, após escolher a microrregião de seu interesse, basta que o cidadão clique na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considerar de maior relevância e registrar sua proposta. Até às 15h desta quarta-feira, 13, o site orçamento.es.gov.br já havia registrado 691 propostas e 1.321 desafios de cidadãos de 64 municípios capixabas. O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA).

A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita) e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro. Cronograma dos encontros presenciais: 14/07 (quinta-feira) Microrregiões: Centro-Oeste e Rio Doce Local: Colatina Endereço: SEST- SENAT, Rua Fidelis Ferrari, S/N, Bairro Lacê Horário: 13h 15/07 (sexta-feira) Microrregião: Metropolitana Local: Serra Local: Centro de Eventos do Hotel Serra Grande, Avenida Eldes Scherrer Souza, Nº 870, Bairro Parque Residencial Laranjeiras Horário: 13h 20/07 (quarta-feira) Microrregiões: Caparaó, Litoral Sul e Central Sul Local: Cachoeiro de Itapemirim Horário: 13h Local: Escola Zilma Coelho Pinto, Rua João Mota, Nº 11, Bairro Ferroviários 21/07 (quinta-feira) Microrregiões: Central Serrana e Sudoeste Serrana Local: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, Rua do Ipê, Nº 38, Bairro Vila Betânia Horário: 13h.

Leia também

Espírito Santo chega a cinco casos confirmados de varíola dos macacos

O Espírito Santo chegou a cinco casos confirmados de varíola dos macacos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira...

Redução do litro de gasolina em Nova Venécia é uma das maiores do ES

  O preço do litro de gasolina caiu para R$ 5,79 em Nova Venécia, o que representa uma redução...

Homem é achado morto com marcas de tiros em frente ao antigo cadeião em São Mateus

Um homem foi achado morto com quatro marcas de tiros no corpo na manhã desta segunda-feira (1º), em...

Enivaldo dos Anjos anuncia inauguração do Curral de Leilões para o dia 17 de setembro

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos esteve neste domingo (07), na parte da manhã...

Vacinação contra Poliomielite, Influenza, Meningite e Covid continua em Barra de São Francisco

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua nesta semana a campanha...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta quinta-feira (4)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (4) com queda de 7,12% e o produto...

Lagartixa precisa de doações de fraldas

  Ainda com sequelas de um acidente sofrido há dois anos, o veneciano Aulair Lucas, mais conhecido como Lagartixa,...

Rapaz vítima de ataque a tiros em morro de Vitória morre dias após namorada

    Gabriel Batista de Oliveira Furtado de 22 anos morreu após ser baleado em ataque a tiros em morro...