Atletas de Barra de São Francisco são destaque nas corridas rústicas e maratonas

A inserção de atividades físicas em nossa rotina pode ser algo difícil no início, mas essa mudança de hábito proporciona inúmeros benefícios para a saúde, e pode melhorar nossa qualidade de vida a longo prazo.

Corrida é uma competição de velocidade ou resistência. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se apliquem.

O Brasil, há muito tempo, é destaque no pedestrianismo mundial, tanto pelas competições que organiza quanto pela qualidade de seus corredores. Entre os eventos, um dos marcos definitivos é a Corrida de São Silvestre., criada em 1925 pelo jornalista Cásper Líbero, então diretor do jornal A Gazeta, e entusiasta do esporte.

A prova é disputada sempre em 31 de dezembro na capital paulista e desde 1945 conta com fundistas de outros países. É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, seja para saúde como para perda de peso, além de proporcionar bem-estar físico e mental.

Essa atividade é completa e envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumentando o ganho de massa muscular e queima de calorias.

Em Barra de São Francisco, é grande o número de atletas adeptos a prática da modalidade. Podemos destacar atletas de alto nível que compete e representa o município nos eventos no município e também em outras cidades e estados.

Entre os atletas destacamos José Messias da Silva, Arlon Teixeira Gonçalves, Toninho Maratonista, Jones Soares e muitos outros. Entre as mulheres, destacamos: Erlinda de Souza, Kamila Alves, Selma Rodrigues, Sayonara, Magda Brito e outras.

Com a implantação do Projeto “Rua de Lazer” pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), todos os domingos, com fechamento da Avenida Jones dos Santos Neves, (centro) das 07h. às 19h.

O local vem sendo frequentados por alguns atletas praticantes de corridas rústicas e meia maratona, para realização dos seus treinamentos, visto que com a avenida fechada, a segurança e o conforto à prática da atividade física é muito elogiada pelos frequentadores no local, como crianças, adolescentes e adultos, seja caminhando ou andando de bike, fazendo o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.

Uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde é montada no local, juntamente com uma ambulância, para atendimento com álcool em gel, máscara, medidor de pressão e primeiros socorros.

Dentre os atletas adeptos à corrida rustica e meia maratona, destacamos o atleta Arlon Teixeira, que tem frequentado a avenida aos domingos para fazer suas atividades físicas.

O atleta tem se destacado nas corridas e meia maratonas que tem participado no município e outras cidades, onde sempre tem ótimas colocações, representando o município com brilhantismo.

Por causa das restrições de combate ao Covid-19, muitos eventos deixaram de acontecer por causa da pandemia em 2020 e 2021, como: Corrida do Batman, Maia Maratona da Fronteira, Corrida da Mulher, Corrida São Francisco de Assis, Corrida e Caminhada do Contestado ES/MG, Corrida do Trabalhador e outras.

O prefeito Enivaldo dos Anjos e a Secretária Municipal de Esportes e Lazer Grasiele Marques, vem dando total apoio e incentivo aos atletas, sendo uma preocupação na gestão do prefeito e da secretária priorizar esses atletas que buscam representar o município nas competições no Estado do Espírito Santo e outros estados.

Durante o horário da rua de lazer, a polícia militar e o Corpo de Bombeiros estão dando todo apoio, como segurança e tranquilidade a todos.

Por: Osmar Possati

-->