Ativa 027 promove bate-papo sobre políticas para juventudes com secretária Direitos Humanos

Compartilhe

Jovens e adolescentes do projeto Ativa 027 farão um bate-papo on-line sobre políticas públicas voltadas para a juventude com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, nesta quinta-feira (08), a partir das 18h30, no canal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil no YouTube: youtube.com/UNICEFBrasil.

Os jovens e adolescentes envolvidos no projeto apresentarão propostas que envolvem o direito à saúde, à cultura e à diversidade. Esse diálogo acontece em um momento oportuno em que a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) trabalha na compilação de mais de 240 sugestões de jovens para a criação do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes, uma lei com validade de dez anos e que vai nortear as ações dos municípios na promoção de direitos das juventudes.

Entre as sugestões, estão linhas de crédito e cooperativas para jovens empreendedores na cidade e no campo, atendimento de saúde personalizado e mais vagas no turno noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da assistência estudantil a universitários de baixa renda.

Em breve, a proposta de Plano será debatida em encontros on-line em dez microrregionais em todo Estado.

“O primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para as Juventudes é uma importante entrega para garantir os direitos e a atenção aos jovens do Estado. Será um marco em todo o Brasil, que carece de uma legislação de proteção das juventudes e sua diversidade. Isso é resultado de um olhar diferenciado para a população jovem e para as suas necessidades”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

Comissão

Para conduzir os trabalhos de criação do Plano Estadual das Juventudes, foi criada a Comissão Temporária de Organização do Plano, que conta com membros da sociedade civil e poder público. A Comissão está organizando as sugestões e as apresentações nas dez microrregiões do Espírito Santo.

Além disso, a Comissão irá fazer um debate virtual nas microrregionais Metropolitana, Central Serrana, Sudoeste Serrana, Litoral Sul, Central Sul, Caparaó, Rio Doce, Centro-oeste, Nordeste e Noroeste. Serão escolhidos um representante e um suplente de cada região para a reunião ampliada do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), para apreciar o documento final.

Após a reunião ampliada, a Comissão vai sistematizar as contribuições das juventudes e finalizar a minuta, que será enviada, ainda neste ano, para a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) para aprovação.

Sobre o Ativa 027

O Ativa 027 é um projeto voltado para adolescentes, com ênfase no empoderamento de meninas, em saúde mental e nutrição, e promove debate dos temas: equidade e diversidade de gênero; identidade étnica e racial; saúde mental em tempos de pandemia; amamentação e alimentação saudável na primeira infância.

As atividades do Ativa 027 ocorrem gratuitamente e estão previstas até maio deste ano. Para saber mais sobre o projeto, acesse as redes sociais do Cieds: @CIEDS e @ciedsbrasil.

Leia também

Mais de 250 mil motoristas de táxi recebem o primeiro lote do auxílio

O Ministério do Trabalho e Previdência iniciou o pagamento das duas primeiras parcelas de R$ 1.000 (cada) do...

Prefeitura inicia mutirão de limpeza em Cachoeirinha de Itaúnas

Servidores da secretaria de Serviços e Limpeza da prefeitura de Barra de São Francisco, iniciaram nesta segunda-feira (15),...

Advogado vai acionar judicialmente possíveis agressões e maus tratos por parte de funcionário do posto de saúde de Vila Verde de Pancas

O lavrador Valmir Diniz Ribeiro, que é dependente alcóolico, recentemente teve uma crise epilética devido ao consumo excessivo...

Clássico entre Bagaço x Vale 7 marca início da Copa Rural de Futebol Amador neste fim de semana

Com a presença de 14 dos 16 times convidados a Copa Rural de Futebol Amador 2022, terá início,...

Campeonato Capixaba: “Feliz de voltar a ter o título de maior artilheiro em atividade do mundo”, afirma Túlio Maravilha

Aposentado há três anos, o atacante Túlio Maravilha foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira, como novo reforço do Sport-ES....

SEMTE chega a 99 bueiros construídos desde janeiro de 2021, média de mais de cinco bueiros por mês

A entrega de mais um bueiro com manilha e escória de granito construído pelos servidores da Secretaria Municipal...

Amarok é roubada no interior de Boa Esperança

Uma caminhonete foi roubada na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Patrimônio Bela Vista, em Boa Esperança. Segundo a...

‘Estava muito difícil conseguir comida’, diz cacique de indígenas venezuelanos que foram deixados no Espírito Santo

    Grupo de indígenas venezuelano se estabeleceu em terreno próximo à rodoviária de Vitória O cacique do povo Warao, grupo...