Atendimento psicológico do Detran|ES é apresentado em reunião científica da Ufes

O serviço de Apoio Psicológico às vítimas de acidentes de trânsito e familiares realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (29), em uma reunião científica do Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um grupo de pesquisa de mestrado sobre violência.

A psicóloga Licia Binda Zamprogno, que faz os atendimentos a vítimas e pessoas que perderam seus entes queridos falou sobre o serviço em reunião on-line aberta à comunidade, profissionais e acadêmicos de outras áreas que se interessam pelo assunto.

Ela explica que as discussões foram em torno das emoções e comportamentos no trânsito. “As situações que ocorrem no trânsito nunca são iguais e o comportamento de cada um determina o que vai acontecer e é influenciado pelo outro. É importante pensar sobre qual a nossa contribuição individual para a harmonia desse sistema”, avalia.

Atendimentos

O serviço de Apoio Psicológico às vítimas de acidentes de trânsito e familiares está com um novo número para atendimento: (27) 3145-6704 (somente Whatsapp). Os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares são gratuitos e os interessados podem entrar em contato com a psicóloga responsável de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para ser atendido, é importante enviar uma mensagem por WhatsApp informando o nome completo, data de nascimento e se é a vítima, familiar ou amigo. E, então, a psicóloga fará contato. O serviço é voltado exclusivamente para pessoas que sofreram um acidente de trânsito ou perderam um familiar ou amigo em um acidente.

Devido ao período de pandemia, para preservar a saúde de todos e evitar deslocamentos, o atendimento psicológico oferecido pelo Detran|ES está sendo feito por telefone e nos formatos chamada de vídeo ou chamada comum no WhatsApp, de acordo com a preferência do usuário. Por enquanto, os atendimentos presenciais estão suspensos devido às medidas adotadas para prevenção ao novo Coronavírus.

Leia mais

Leia também