Atenção, mamães! Toxoplasmose é uma zoonose que exige atenção especial das gestantes

Compartilhe

A toxoplasmose é uma doença silenciosa causada pelo parasita toxoplasma gondii e acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo uma das zoonoses mais comuns em todo o mundo.

Os sintomas são inespecíficos, e muitas vezes são confundidos com os de uma gripe, dengue e podendo incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos. “Os sintomas no ser humano são inespecíficos, causando dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares. Isso pode ser confundido com qualquer outra infecção e até mesmo com viroses”, explicou o Professor Doutor Italmar Navarro, médico veterinário e professor com especialidade em Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Estadual de Londrina.

Segundo Navarro, além do cuidado com a mãe, se a criança nascer infectada, é necessário de imediato iniciar o tratamento com medicamentos específicos que reduzem 80% a 90% as chances de desenvolvimento de sequelas tardias durante a primeira infância. “Queremos incluir o exame específico para toxoplasmose no teste do pezinho, para que todo bebê seja avaliado. Também lutamos para que toda gestante faça o exame durante a gestação”.

A doença do gato

É preciso desmistificar a ideia de que os gatos são os vilões da toxoplasmose. Esta fama foi dada aos felinos pois os ovos do toxoplasma gondi podem estar presentes nas fezes, quando o gato está contaminado por ter ingerido carne crua ou um pequeno animal caçado por ele. Estes ovos eclodem no solo após serem enterrados pelo felino e acabam contaminando os alimentos, água e até outros animais herbívoros.

Para evitar o contágio dos felinos, é essencial que eles não sejam alimentados com carne crua e prestar atenção em seus hábitos de caça. Além disso, é preciso lavar bem as mãos após o manuseio de terra e areias usadas pelos gatos.

Prevenção

Para combater a toxoplasmose, higiene e atenção à preparação dos alimentos são fundamentais. Frutas e hortaliças devem ser lavadas em água corrente, folha a folha para garantir que todo o alimento estará limpo. Carnes e embutidos devem ser consumidos cozidos ou assados; só beba água tratada, filtrada ou fervida e sempre lave as mãos e a superfície de preparação (tábuas e facas) após manusear carne crua.

“Cuidado com as verduras, frutas e água. Lave muito bem e em água corrente limpa, folha por folha das hortaliças. A ação mecânica da água é a única forma que tem para remover esse parasita das hortaliças. Já a técnica de colocar de molho no cloro resolve muito bem para os vírus e para as bactérias, no parasita não tem ação nenhuma”, afirma Navarro.

A respeito das carnes, Navarro indica congelar a -18ºC por sete dias e lavar bem na hora de descongelar, pois o parasita se concentra no líquido descongelado.

 

 

Fonte..folhavitoria

Leia também

Suspeito de roubar celulares e vender para receptadores é preso em Guarapari

Um homem de 20 anos, suspeito de ser autor de diversos roubos, principalmente de celulares, foi preso pela...

Prorrogar prazo para incentivos fiscais à Sudam e Sudene torna Brasil mais competitivo, avaliam especialistas

Dados da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) revelam que, considerando os incentivos fiscais administrados pela superintendência, entre...

Polícia Militar deflagra mais uma Operação no bairro Ipiranga, em Mantenópolis

De acordo com informações, Policias militares que atuam no município receberam informações de que indivíduos que participam do...

Prefeitura de Barra de São Francisco já cadastrou 44 taxistas para receber o benefício emergencial

Bem-Taxista, criado pela Emenda Constitucional nº 123 para o enfretamento do estado de emergência por causa do preço...

Prefeitura prepara nova área para realização da 23ª Pomitafro

      Contagem regressiva em Vila Pavão. Falta pouco mais de uma...

Homem morre ao ser atropelado pelo próprio carro em Colatina

  Lindomar Marques morreu após ser atropelado pelo próprio carro em Colatina, ES Um homem morreu na manhã desta segunda-feira...

Programa Prefeitura em Ação realiza mais de uma centenas de atendimentos no interior

Quarenta e oito consultas pacientes hipertensos realizadas, três consultas de gestantes e 24 de pediatria, além de 23...

Jaguaré goleia São Mateus na estreia da Série B

  Com público pagante de 1.066 torcedores (1.166 presentes), e uma arrecadação de R$ 10.660,00, o Jaguaré Esporte Clube...