Atenção, capixabas! Confiram funcionamento do Detran|ES no fim de ano • SiteBarra

Atenção, capixabas! Confiram funcionamento do Detran|ES no fim de ano

Os cidadãos que precisarem utilizar o serviço presencial do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) neste fim de ano devem ficar atentos aos dias de funcionamento das unidades em todo o Estado. 

Além dos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, o órgão informa que nos dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, as unidades estarão fechadas, conforme Decreto Nº 2.633-S, de 15 de dezembro de 2021, que estabeleceu ponto facultativo nos órgãos do Poder Executivo Estadual.  

Dessa forma, na semana do Natal, o funcionamento vai ser normal nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro e, na semana do Ano Novo, nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro. Vale lembrar que o cidadão que precisar de atendimento deve fazer o agendamento no site www.agendamento.es.gov.br

O Detran|ES informa ainda que disponibiliza mais de 60 serviços on-line diretamente no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de deslocamento do cidadão até a unidade. 

Recesso de provas 

Para os exames aplicados pelo Detran|ES, haverá recesso das bancas examinadoras de provas práticas em todo o Estado, no período entre 22 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, como publicado na Instrução de Serviço Nº 67/2021. 

Serão mantidas as provas teóricas de primeira habilitação, atualização e reciclagem, durante o período de recesso, apenas nos locais em quem que as provas são aplicadas no formato digital. Nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro de 2021, não serão aplicadas provas teóricas.   

O cidadão que precisar marcar a prova teórica, deverá acessar o site do Detran|ES, www.detran.es.gov.br, clicar no banner de SERVIÇOS DIGITAIS DE HABILITAÇÃO e selecionar a opção AGENDAMENTO ONLINE DE EXAMES TEÓRICOS. 

Transferências de veículos interestaduais 

Os motoristas e proprietários de veículos devem ficar atentos, pois, entre os dias 25 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro de 2022, o sistema eletrônico de Veículos do Detran|ES, o DETRANNET, vai ficar fechado para a transferências de veículos provenientes de outros Estados, conforme publicado na Instrução de Serviço Nº 73/2021. 

A medida faz-se necessária devido ao fechamento do ano fiscal, referente ao exercício de 2021 e início do ano fiscal referente ao exercício de 2022. O Detran|ES leva em consideração também a atualização do Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE), que, a partir do dia 1º de janeiro, será de R$ 4,0350, de acordo com o Decreto 5.029-R/2021, publicado no Diário Oficial do dia 15 de dezembro de 2021.

 

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br