Associação Veneciana de Agroecologia apresenta demandas à prefeitura

A Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico, formada por sua comissão, apresentou ao prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, propostas prioritárias para o fortalecimento da produção orgânica e agroecológica no município. A Associação conta como parceiros o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o do Banco do Nordeste e a Prefeitura de Nova Venécia.

Estiveram presentes o presidente da Associação, Primo Dalmásio, a agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste e representante da Câmara Técnica, Sonia Lucia Santos, o professor do Ifes, Eduardo da Cunha, o chefe do escritório do Incaper, Moises Marré, parceiros e membros da associação.

Entre as demandas solicitadas estão, a criação de Lei Municipal de Agroecologia em consonância com a Lei Estadual 9.616, de 06 de janeiro de 2019, do Plano Municipal de Ecologia; a criação e manutenção de um Setor Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica; a manutenção e ampliação da compra direta de alimentos da agricultura familiar pelo município; a Feira Municipal Agroecológica; o apoio e a manutenção da política de vale-feira para ser utilizado na compra de alimentos comercializados pelo Universo Orgânico, entre outros.

“A produção de orgânicos vem crescendo bastante no município, fortalecendo a alimentação saudável e produção ecológica sem agredir o meio ambiente e a economia local. Queremos estreitar os laços com a Prefeitura, garantir mais apoio para que possamos aumentar nossa produção e incentivar que mais produtores possam gerar renda através da produção orgânica”, disse o presidente da Associação, Primo Dalmásio.

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes falou da importância de valorizar a cadeia produtiva de alimentos orgânicos. “Temos que ter orgulho das famílias, da Associação que eleva cada vez mais o nome do nosso município em todo território nacional na produção de alimentos orgânicos. Temos que valorizar e incentivar o produtor e através da nossa gestão, dar todo suporte necessário por meio das nossas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Cultura e Turismo, fortalecendo a produção de alimentos limpos e o agroturismo, para que possamos, cada vez mais, ser referência”, disse.

Plano Territorial de Agroecologia

A Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico recebeu através do Plano Territorial de Agroecologia (PAT), em 2016, um subsidio de R$ 470 mil para auxiliar na gestão e no desenvolvimento das ações, entre elas a confecção de um software que vai apoiar na gestão e rastreabilidade de produtos e, também, a instalação das unidades demonstrativas de produção agroecológica.

Rede Raiz

A Rede Raiz é uma empresa capixaba que potencializa a comercialização de frutas, legumes e verduras orgânicos. A empresa chega à Nova Venécia para oferecer a acessibilidade entre o campo e a cidade, por meio da compra planejada de produtos orgânicos.

A Rede Raiz buscou parceria com Associação Veneciana de Agroecologia em busca de catalogar os produtos produzidos no município e levar ao mercado para que o consumidor final possa adquirir.

A empresa atua no Espírito Santo, Bahia, no eixo Rio-São Paulo e nos próximos meses fomentará ainda mais o mercado de orgânicos no município, levando os alimentos locais para outras regiões.

 

Leia mais

Leia também