Assistente virtual tira dúvidas sobre a declaração

Faltam poucos dias para acabar o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) relativa ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020. E com o prazo chegando ao fim, em 31 de maio, é bom agilizar o envio. E se ainda tem dúvidas, pode contar com o Assistente Virtual. 

O canal criado pela Receita Federal orienta sobre o preenchimento e o envio do IRPF. É um chatbot, uma espécie de assistente virtual que pode ajudar de forma rápida e imediata nas dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda.

“O assistente virtual já respondeu quase cem mil perguntas e, como qualquer programa de inteligência artificial, evolui diariamente aprendendo com as perguntas e refinando cada vez mais as respostas. A novidade pretende facilitar o acesso a informações sobre Imposto de Renda e reduzir a necessidade de atendimento presencial na Receita Federal”, explicou o auditor fiscal responsável pelo Imposto de Renda, José Carlos Fonseca.

O programa da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets. Se já tiver o aplicativo instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar sua dúvida.

“O programa não necessita de senhas ou qualquer identificação para ser utilizado. O cidadão pode fazer perguntas relacionadas ao Imposto de Renda e o programa que utiliza a inteligência artificial procura na base de dados da Receita Federal a melhor resposta”, complementou José Carlos.

Quando o assistente virtual não responder diretamente à pergunta do usuário, ele vai automaticamente redirecioná-lo para um menu de assuntos sobre o tema.

Declaração pré-preenchida

O contribuinte conta ainda com a possibilidade de ter a declaração pré-preenchida. Ou seja, você já inicia a declaração com vários campos já completos. Para isso, é preciso ter uma conta gov.br com selo de autenticação de nível prata ou ouro, sem necessidade configurar a conta com a verificação em duas etapas.

Declarações entregues

Segundo a Receita Federal, até as 11 horas desta terça-feira (25), foram entregues 24.371.539 de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021. A expectativa é de que cerca de 32 milhões de documentos sejam recebidos.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Saiba mais sobre a declaração pré-preenchida

 

Assistente virtual tira dúvidas sobre a declaração

O canal criado orienta sobre o preenchimento e o envio do IRPF Foto: Receita Federal


Leia mais

Leia também