Casos de Covid-19 entre idosos vem aumentando nas instituições do ES — Foto: Reuters/Susana Vera
Cinquenta e nove idosos que viviam em instituições de longa permanência, como asilos e abrigos, morreram após serem infectados pelo novo coronavírus no Espírito Santo.
Isso é o que aponta o relatório semanal feito pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) com dados até a última sexta-feira (17). Veja aqui o relatório
O acompanhamento ainda mostrou que 632 pessoas, entre idosos e trabalhadores desses asilos, foram contaminadas pela Covid-19. Sendo 341 idosos e 291 funcionários.
Na comparação com o levantamento divulgado na semana passada, o aumento foi de 42 casos – 27 em idosos e 15 em trabalhadores – e oito óbitos.
Comparativo de dados consolidados no Espírito Santo — Foto: Divulgação/MPES
Municípios
Desde 16 de abril, o MPES acompanha a situação de instituições de 36 municípios. Deles, os que confirmaram mais casos de idosos com Covid-19 foram Vila Velha (92), Vitória (56), Serra (34), Colatina (29) e Alegre (26).
O município de Mimoso do Sul foi o que teve maior aumento da doença entre idosos em uma semana, passando de um para seis casos.
Já entre os trabalhadores, Mimoso do Sul e Vitória foram os municípios com mais confirmações em uma semana, com três novos casos de coronavírus em cada.
Guaçuí apresentou, pela primeira vez, um caso confirmado de Covid-19 em asilo desde o início do período da pandemia.
Óbitos
Vila Velha e Vitória também registram mais óbitos de idosos pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com 19 e 12 casos, respectivamente.
Nesta semana, os municípios com o maior aumento no número de mortes foram em Guarapari, Vitória e Vila Velha. Todos tiveram mais duas mortes pela doença.
Veja mais sobre o Coronavírus em cidades do Espírito Santo