As cinco cartas na manga do WhatsApp para 2021

WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, ele está instalado em 99% dos celulares dos brasileiros e é utilizado diariamente por 93%. No mundo, o WhatsApp atingiu, há cerca de um ano, 2 bilhões de usuários. Por isso, as novidades do app são muito bem pensadas e testadas com alguns grupos de usuários antes de chegarem a todos. Os testes que o aplicativo tem feito indicam cinco novidades que podem chegar em breve ao app. Confira a seguir elaborada por Lucas Agrela, do Portal Exame.

Chamadas de vídeo no WhatsApp Web

A pandemia acelerou o uso de soluções de videochamada, o que alavancou empresas como a Zoom Video Communications, a Microsoft e o Google. O WhatsApp só permitia chamadas em vídeo pelo celular em 2020, mas começou a testar o recurso em computadores. A novidade ainda não tem data para chegar.

Vídeo sem som

Os vídeos gravados pelo aplicativo do WhatsApp podem ser silenciados em uma versão de testes em celulares Android. A novidade pode facilitar o compartilhamento de vídeos que não precisam de áudio e foram gravados em locais barulhentos.

Mensagens que desaparecem

Bem ao estilo Snapchat, o WhatsApp testa, no Android, um recurso de mensagens expiradas, ou seja, mensagens que podem desaparecer após serem vistas.

Pagamentos no aplicativo

Os pagamentos no WhatsApp chegaram a ser lançados no Brasil, mas logo foram barrados pelo Banco Central. Ainda não há previsão para a volta do recurso, mas EXAME apurou que os pagamentos podem retornar ainda no primeiro trimestre deste ano.

Ler mais tarde

Assim como nos e-mails, o aplicativo testa uma função de marcar mensagens para ler mais tarde. A proposta do recurso é facilitar a vida dos usuários para encontrar mensagens que ainda não foram respondidas.


Leia mais

Leia também