Parte tradicional da culinária do Espírito Santo, a panela de barro é usada para fazer a famosa moqueca capixaba. É como um ingrediente a mais para confecção do prato típico. Mas um artesão capixaba pretende quebrar o próprio recorde ao fazer a maior panela de barro funcional do mundo. O novo utensílio terá 1,50m de diâmetro e feita com 200 kg de barro.
O Espírito Santo, conhecido como terra da moqueca, já havia conquistado, em 2019, o recorde de maior panela de barro do mundo, reconhecido inclusive pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes. Na ocasião, o artesão Flávio Fernandes construiu uma panela com 1,42m de diâmetro.

Artesão Flávio Fernandes construiu uma panela de barro com 1,50m de diâmetro no ES — Foto: Divulgação
Artesão Flávio Fernandes construiu uma panela de barro com 1,50m de diâmetro no ES — Foto: Divulgação
Flávio também é membro da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, no bairro de Goiabeiras, em Vitória, um reduto para a confecção e venda desse tradicional utensílio capixaba.
Neste ano, no entanto, a meta é mais ousada. A panela ficou ainda maior, medindo 1,50m de diâmetro, feita com 200 kg de barro e capacidade de cozinhar 200 kg de peixe de uma só vez. A confecção da panela durou 15 dias e todo o trabalho bruto foi realizado pelos homens da associação. A estética ficou por conta das mulheres, como contou Meire Lucidato, artesã e esposa de Flávio.
“É uma técnica que só as mulheres têm para fazer esse acabamento. Os homens ficam no trabalho bruto. Temos que fazer uma finalização bem perfeita para dar o charme da panela de barro capixaba”, disse Meire.
Artesão do ES constrói panela de barro com 1,50m de diâmetro no ES
Flávio Fernandes tenta bater o próprio recorde com a maior panela de barro do mundo
A nova panela será inaugurada no dia 16 de dezembro durante o evento “A Maior Panela de Barro do Mundo – Edição Vitória”, com a presença do Guinness World Records. O evento será restrito a convidados por conta da quebra do recorde. Um fiscal do Guinness vai estar no local para homologar a quebra do recorde.
Após o evento, a panela irá passar pelos 78 municípios do estado para apresentar o processo de confecção do patrimônio.
Para inaugurar a nova maior panela de barro do mundo, o chef Roberto Malacarne, da cidade de Conceição da Barra, Norte do estado, vai preparar nela uma moqueca capixaba, no evento marcado para acontecer no Clube Álvares Cabral, em Vitória.