Arquivo Público disponibiliza nova edição da sua revista on-line

Com a proposta de ser uma fonte de conhecimento e pesquisa para a disseminação do saber científico e cultural, com ênfase nas áreas de história e arquivologia, a Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo está disponível para leitura e estudos on-line. A publicação  tem periodicidade semestral e contém artigos acadêmicos, resenhas, reportagens, documentos e fotografias. A Revista pode ser acessada no link: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Revista_APEES_numero_6.pdf.

Nesta edição contamos com pesquisadores que muito contribuem para o fortalecimento da produção científica, enriquecendo a publicação com novas perspectivas e informações. Dentre os temas abordados estão as trajetórias, desafios, auditorias e diagnósticos nos arquivos das instituições públicas, os conflitos entre senhores e escravos no Sul do Espírito Santo, o projeto de revitalização da capela de Nossa Senhora da Penha, o perfil e atuação dos primeiros juízes de paz da Província, os saberes tradicionais e a perspectiva da educação escolar nos quilombos, os impactos da mediação cultural, o Barão de Itapemirim e a política capixaba, as ações da Inspetoria de Higiene Pública no século XIX e a cidade de Guarapari e suas areias monazíticas.

Tem-se, também, uma entrevista com o Doutor em Educação, Gustavo Forde, que desenvolve estudos em afrodescendência e relações étnico-raciais. Em sua fala, Forde traz uma grande contribuição às reflexões sobre as diversidades e o Movimento Negro no Estado. Na sessão “Resenha”, por sua vez, a doutoranda em História, Thiara Bernardo Dutra, traz à cena o livro “Projeto Político de um Território Negro”, de Osvaldo Martins de Oliveira, que por meio da observação participante, confere visibilidade aos Benvindos, moradores de uma comunidade localizada em Retiro e suas lutas em torno da efetivação do direito à propriedade das terras.

Por fim, a edição conta com a sessão “Documentos”, que mostra a transcrição feita pela Doutora em História, Rafaela Domingos Lago, em dois manuscritos do Fundo Governadoria do Arquivo Público, que permitem obter dados sobre a demografia escrava na Província.

Leia mais

Receita investiga fraude na importação de produtos asiáticos

– Foto: Banco de imagens Um esquema de fraude bilionária é alvo da Receita...

Cemitério de Barra de São Francisco já não suporta mais a demanda da cidade

Inaugurado em meados da década de 1970, há mais ou menos 45 anos, o cemitério da sede do município de Barra de São Francisco...

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 20/03/2020

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de...

Sesa divulga resultados da primeira etapa do Inquérito Sorológico

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (18), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes,...

Leia também

Homem morre após cair de parapente no ES

Um homem morreu depois de cair de um...

Acidente na rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão deixa feridos

Um grave acidente foi registrado na tarde deste...

Auxílio de R$600: Próximos pagamentos serão automáticos para quem já tem o benefício

Após o anúncio da prorrogação das parcelas do...

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...