AQUI NESTA ZONA NINGUÉM VAI FAZER BARULHO.

Certa época fui designado para trabalhar em uma Comarca do interior do Estado. Era ano de eleições municipais e uma juíza era a responsável pela Zona. A mulher era o bicho comendo mariola, ou seja, queria a todo custo colocar ordem no galinheiro.

Dentre tantas medidas amargas, a ilustrada magistrada proibiu a veiculação de veiculo de som, showmício, carreatas, etc. etc. O engraçadinho que ousasse desobedecer a decisão da juíza tinha o carro apreendido e era encaminhado para o xilindró.

A minha função da cidade era a de representante do Ministério Público, fiscal da aplicação da lei. Já que ninguém tinha coragem de brincar com a doutora, resolvi tentar um trote por telefone, duvidando de que a maior autoridade da Zona fosse enganada.

Disquei o numero da dita cuja e quando ela atendeu eu fiz voz de mulher. A conversa travada foi a seguinte:

-Alô doutora. Aqui quem esta falando é a Creuza, candidata a vereadora.

-Pois não Dona Creuza, em que eu posso lhe ser útil.

-O negócio é que a minha campanha esta fraquinha e eu queria colocar umas caixas de som na rua, mas me falaram que a Senhora não deixa.

-Não sou eu que não deixa. É a lei que proíbe este tipo de propaganda e a portaria que eu baixei retrata o que esta na legislação. Mas, todos os partidos foram avisados e estão cientes das proibições durante a campanha eleitoral.

-É que o meu empresário contratou o Luan Santana para cantar aqui sábado e a minha campanha vai bombar.

-O Luan Santana pode cantar o que ele quiser, porém, se falar o número de qualquer candidato vai preso ele, o candidato, a mãe do candidato, todo mundo. A policia foi avisada e esta de prontidão.

-Doutora, a Senhora conhece o Doutor Creumir?

-Sim. Por quê?

-É que eu fui até a promotoria para falar com ele. A moça falou que ele não estava. Eu conversei com o assessor dele e o rapaz me disse que a Senhora não manda nada. Disse que era para eu colocar o trio elétrico na rua e deixar o Luan Santana agitar a galera.

-Dona Creuza. Quem não manda nada é o promotor. Eu sou a juíza eleitoral e querendo ou não a responsabilidade para decidir é minha. O som de rua, carreata, showmício e correlatos estão proibidos. Caso encerrado. A Senhora faz o que achar melhor e espera para ver se a policia vai agir ou não.

Voltei com a minha voz natural e perguntei a maior autoridade da Zona se ela iria prender todo mundo mesmo. Quando viu que era um trote a mulher virou uma cobra, batendo com o telefone na minha cara.

 

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia mais

Espírito Santo divulga desafios do edital que selecionará soluções inovadoras propostas por startups

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) divulgou, nesta quarta-feira (11), os 43 desafios enfrentados pela gestão pública que estarão presentes no...

Diego Peixoto confirma live para o próximo dia 30

O cantor Diego Peixoto, 28 anos, confirmou a...

O TROTE QUASE PERFEITO

  O meu tio, após uma temporada na capital dos mineiros, voltou à casa paterna. Decorridos tempos e contratempos, ele se empregou na Organização Contábil...

Inmetro: nova portaria determina que taxímetros não precisarão ser trocados

Apenas as instalações de taxímetros ligadas aos sensores do ABS precisarão ser modificadas até 1º de julho de...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e...

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a...