Aprovação do novo FUNDEB é uma vitória da Educação

A aprovação do Projeto Emenda Constitucional 15/2015, que renovará e inclui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb na constituição brasileira, é fruto da incansável luta de estudantes, professores e de toda a sociedade. Desde 2006, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) participam do debate e ajudam a construir essa importante proposta, alertando sobre a urgência de tornar o Fundo uma política permanente.

Destacamos em especial importância da fixação do FUNDEB na Constituição Federal e o aumento na porcentagem de complementação da união no Fundo para 23%. O FUNDEB permanente é resultado de inúmeras ligações, seminários, debates e, também, recentemente, a criação de um site que recebeu mais de 28.000 assinaturas, encaminhadas aos deputados de cada estado pela aprovação do Fundo de forma permanente.

Ressaltamos ainda que todo esse tempo de debate e formulação da proposta, agora aprovada pela Câmara, não contou com, praticamente nenhuma, participação do Governo, o qual se ausentou das discussões nas sucessivas gestões do MEC. Com o agravante, de ter aparecido apenas nos dias próximos da votação para tentar desidratar o relatório e não aprova-lo. Mas, apesar de Bolsonaro, milhões de crianças e jovens estudantes saem vitoriosos!

A aprovação do Fundeb Permanente (PEC 15/2015) hoje na Câmara Dos Deputados representa um amplo consenso da sociedade, construída a partir da luta e da discussão de muitos anos, dos diversos setores que acreditam ser possível transformar o Brasil por meio do investimento no ensino. Além disso, é, ainda, uma representação do potencial da Educação enquanto uma pauta capaz de gerar consensos e avanços para nosso país. Seguiremos lutando por uma educação pública, gratuita, de qualidade e transformadora.

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)

União Nacional dos Estudantes (UNE)

Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) 

Leia mais

Nova Venécia confirma 18º caso de coronavírus

O boletim epidemiológico da prefeitura de Nova Venécia...

Homem é preso no bairro Colina em Barra de São Francisco por conduzir moto clonada

Durante patrulhamento de rotina no bairro Colina em Barra de São Francisco, os policiais avistaram uma...

Iema lança aplicativo sobre qualidade do ar da Grande Vitória

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) acaba de disponibilizar um aplicativo, disponível...

Mato Grosso do Sul entra em estado de emergência devido a incêndios no Pantanal

O governo federal reconheceu a situação de emergência nos municípios de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso Sul, ocasionada em decorrências das queimadas que...

Leia também

Dia 31 é feriado no comércio de Nova Venécia

Sábado da semana que vem, dia 31 de outubro, é feriado no comércio de Nova Venécia em comemoração ao Dia do Evangélico. Todos os estabelecimentos comerciais...

Deputado quer saber o que aconteceu no dia do incêndio na Praia do Canto

Devido a relatos de cidadãos revoltados com a...

Enivaldo vota a favor de novos cabos e ressalta justiça feita a PMs e Bombeiros

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos, líder do...