App que ajuda deficientes visuais a localizar itens em supermercados representará PE em torneio nacional de robótica

Compartilhe

Três equipes do SESI vão representar Pernambuco na etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que ocorrerá entre 6 e 8 de março, em São Paulo. Os times “Unity”, de Escada, “New Atom”, de Recife, e “Legomito”, de Paulista, apresentaram soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético das cidades e a acessibilidade de casas e prédios. A seletiva regional foi disputada no último fim de semana, em Paulista, e contou com a participação de 38 equipes.

Equipe Unity - Escada-PE - Foto: Arquivo Pessoal

Formada por dez alunos de Escada, a Unity é responsável por um projeto que pretende dar mais qualidade de vida aos deficientes visuais. Os jovens da equipe de robótica criaram o aplicativo “BlindMap”, que permite ao usuário localizar produtos nas prateleiras de supermercados.

“Primeiro, o supermercado tem que adotar o sistema. Então, será feito um mapeamento prévio. A partir daí, por meio de um comando de voz, o aplicativo indicará o caminho para que o usuário siga até o produto desejado. Por exemplo, se o deficiente visual deseja localizar um vinagre, o aplicativo o guiará, indicando as direções, até onde este produto se encontra”, explica o técnico da equipe, Diogo Monteiro.

Integrante do grupo, a aluna Ester Amanda, de 14 anos, lembra que o tema acessibilidade ainda “não é tratado ao nível do necessário para atender pessoas com deficiências”. Por isso, para a estudante, é gratificante participar de um torneio que exige a criação de soluções para melhorar a vida das pessoas.
“Você se sente recompensado. Foram aproximadamente 10 meses de preparação para conseguir chegar no torneio com a ideia pronta. Estar no torneio é uma experiência que agrega muito na vida de quem participa, sejam os técnicos, os competidores, dos jurados e até de quem vai só visitar”, garante a jovem.

A competição
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reunirá 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula. As últimas disputas regionais ocorrerão nesta semana, entre 13 e 16 de fevereiro. Os melhores times garantem vaga na etapa nacional.

O objetivo é contribuir, formar lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

 

Foto: Divulgação

Leia também

Começa nesta sexta-feira (01) a 3ª Edição da ExpoNoroeste

Começa nesta sexta-feira (01) e vai até o domingo (3), a 3ª edição da ExpoNoroeste com 130 expositores...

Presentes financeiros no Natal podem agradar a todo tipo de investidor

O Natal é uma data comemorativa repleta de tradições, como a clássica troca de presentes. Na lista de...

Conheça os sinais de reconciliação após o término

Terminar um relacionamento é sempre difícil, mas às vezes pode ser uma oportunidade para recomeçar. Muitos casais se...

Preço do café arábica registra forte queda nesta quinta-feira (30)

Nesta quinta-feira (30), a saca de 60 quilos do café arábica teve queda de 0,36% no seu preço...

Mulher é assassinada a tiros e trio é preso em Colatina

Uma mulher de 47 anos foi assassinada a tiros na madrugada desta quinta-feira (30), no bairro Nossa Senhora...

Café produzido no Espírito Santo pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer

Além da importância para a economia, o café oferece inúmeros benefícios para a saúde. Uma pesquisa realizada pela...