Após pressão de comerciantes, prefeito de Barra de São Francisco libera comércio para o Dia dos Namorados

Em entrevista na manhã desta terça-feira, 9 de junho de 2020, o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim (Podemos), anunciou que vai liberar o comércio a funcionar em horário normal para o Dia dos Namorados.

A liberação vale para os comércios de artigos individuais e também a feira livre.

Barra de São Francisco entrou na última semana para o grupo de cidades com risco alto no mapa sobre o Coronavírus no Espírito Santo. Com isso, de acordo com decreto do Governo Estadual, apenas estabelecimentos considerados essenciais poderão funcionar.

Um dos critérios adotados nas cidades de risco alto é o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais e de estabelecimentos autorizados por regras dispostas em decretos com medidas qualificadas, definidas em protocolos específicos. Além de Barra de São Francisco, outros 35 municípios capixabas estão classificados como alto risco.

Alencar disse que recebeu críticas por liberar o funcionamento da feira livre e que agora poderá ser criticado por mudar o dia do funcionamento.

O decreto estadual determina o funcionamento do comércio entre 10h e 16h. Seguindo o governador, Alencar Marim também fez um decreto com o mesmo horário. Porém, após um grupo de comerciantes pressionar, o prefeito resolveu mudar de ideia e liberou o funcionamento entre 8h e 18h nos dias úteis.

De acordo com o prefeito, ele liberou o funcionamento na sexta-feira, 12 de junho, após conversa com comerciantes de artigos individuais, como roupas, calçados e cosméticos, por causa do Dia dos Namorados.

Veja aqui tudo sobre o Coronavírus na cidade e região

Decreto

Através do Decreto de nº 153 – de 07 de junho de 2020, o prefeito Alencar Marim, no uso das atribuições que lhe confere o art. 66, inciso IX, da Lei Orgânica do Município, Dispõe Sobre Medidas para Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública Decorrente do Novo Coronavírus (covid-19) em Diferentes Áreas, e Dá Outras Providências.

Atente-se para o Anexo Único do Decreto de nº 153, que especifica os dias de funcionamento de cada ramo de atividade comercial, bem como o horário.

O Anexo Único do Decreto de nº 153 está dividido em 4 blocos.

BLOCO I

Horário normal de funcionamento Farmácias, drogarias, comércio atacadista, distribuidoras de gás, de água e de energia, prestadoras de serviços de internet, supermercados, padarias, açougues, mercearias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados de animais, postos de combustíveis, lojas de conveniências, casas lotéricas, revendas agropecuárias e congêneres; armazéns gerais; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; oficinas de máquinas agrícolas; lavanderias; laboratórios; clínicas; hospitais; consultórios médicos; odontológicos; fisioterápicos e demais serviços de saúde, serviços advocatícios e contábeis; hotéis e pousadas; transporte de passageiros e de entrega de cargas; imprensa; instituições financeiras e seus correspondentes; salões de beleza; barbearias; clínicas de estética; bancas de jornais e revistas.

BLOCO II

Dias de funcionamento: dias 09, 12, 16 e 18 do calendário Horário normal de funcionamento Lojas de vendas de materiais de construção, de ferragens, ferramentas, material elétrico, material hidráulico, tintas, vernizes e materiais para pintura; pedras ornamentais e de revestimento; tijolos, vidraçaria, madeira e artefatos de cimento; lojas de vendas de peças automotivas; móveis; eletrodomésticos; eletroeletrônico; papelarias; livrarias; lojas de celulares; prestadores de serviços de eletrônicos e acessórios; informática; artigos para escritório; estúdios de revelação e impressão fotográficas; gráficas; copiadoras; papelarias; livrarias; colchões.

BLOCO III

Dias de funcionamento: dias 8, 10, 15, 17 e 19 do calendário Horário normal de funcionamento Vestuário; cama, mesa e banho; artigos esportivos; utilidades do lar; calçados, bolsas e demais acessórios; tecidos; armarinhos; cosméticos e perfumarias; joalherias e bijuterias; óticas; floricultura; artigos para festas, chocolates; bombonieres e lojas de vendas de veículos automotores.

BLOCO IV

Dias de funcionamento: de segunda à sexta-feira Horário normal de funcionamento Restaurantes; lanchonetes; pizzarias; sorveterias, açaiterias.

6ª morte por Coronavírus é registrada em Barra de São Francisco

Barra de São Francisco registrou nesta segunda-feira, 8 de junho de 2020, a 6ª morte por Coronavírus.

A prefeitura municipal, responsável pelo monitoramento dos casos de Covid-19 na cidade, ainda não divulgou as informações sobre o paciente.

O município tem 124 casos confirmados, desses, 97 pessoas já estão curadas.

Decreto

Um novo decreto da prefeitura determina dias e horários de funcionamento do comércio em Barra de São Francisco.

Apenas estabelecimentos comerciais considerados essenciais poderão funcionar.

Veja aqui o decreto

Números

Um levantamento feito pelo SiteBarra apontou que o município, assim como outros da região, não consegue acompanhar todos os casos e os números divulgados de pessoas curadas está abaixo do que seria o número real. Veja aqui

Os dados do governo estadual, que são repassados pelas prefeituras, na maioria das vezes não conferem com os divulgados diariamente.

A primeira morte por Coronavírus registrada em Barra de São Francisco foi a de uma senhora que estava internada no hospital Dr. Alceu Melgaço Filho. Veja aqui

Na segunda o paciente estava em tratamento de câncer. Ele faleceu após seu estado de saúde piorar e ser transferido para Colatina. Veja aqui

A terceira morte registrada no município foi de uma senhora que também estava internada no hospital. Veja aqui

A quarta morte, também de uma senhora, foi registrada na semana passada. Veja aqui

A quinta morte foi registrada ontem, dia 7. Veja aqui

A prefeitura divulgou que 82 pessoas estão curadas, mas de acordo com o levantamento esse número é bem maior, chegando a 100 nesta quarta-feira, 07/06/2020.

Veja aqui tudo sobre o Coronavírus na cidade e região

Leia mais

INDICADORES: Alta no preço do boi gordo nesta quarta (15)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (15) com alta de 1,81% no preço e o produto é negociado a R$...

Com nova regulação, Piauí pode dobrar produção de gás natural em até 10 anos

Um dos estados que pretende ampliar a oferta de gás natural no país, o Piauí pode se beneficiar com a aprovação da Nova Lei...

ES: polícia prende mais um suspeito de aplicar golpe do falso motoboy

A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu mais um homem suspeito de integrar uma organização criminosa especializada no golpe do falso motoboy, no qual...

Paróquia São Francisco de Assis divulga programação da Semana Santa; confira

A Paróquia São Francisco de Assis convida você e sua família para acompanhar o Tríduo Pascal, nas transmissões pelo Facebook Paróquia São Francisco de...

Leia também

Municípios paranaenses economizam 17 milhões após alertas do TCE- PR

“É melhor prevenir do que remediar”. O provérbio popular descreve bem o que o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) tem feito no monitoramento...

Política governamental pode ampliar a produção nacional de minerais estratégicos

Na tentativa de priorizar esforços governamentais para a implantação de projetos de produção de minerais estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, o Conselho de...

Maioria dos prefeitos médicos teve bom desempenho contra Covid-19

Durante as eleições, 276 dos mais de cinco mil prefeitos brasileiros declararam à Justiça Eleitoral que são médicos. Por mais que a profissão possa...

Sem crédito para cobrir custos fixos, empresas do Amazonas reduzem quadro de funcionários

O cenário da crise causada pela pandemia de Covid-19 vem acumulando cada vez mais empresas com portas fechadas. Com a diminuição da atividade econômica,...