Após lançar app, projeto na Ufes cria site e número de telefone para informações sobre a Covid-19

População pode se comunicar com médicos e enfermeiros do Hucam e estudantes de Medicina e Enfermagem da Ufes para tirar dúvidas de forma gratuita.

Após criar um aplicativo com orientações gerais sobre a Covid-19, a equipe do Projeto Orienta COVIDES lançou um site e um número de telefone para que a população possa se comunicar com médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para tirar dúvidas a respeito da doença de forma gratuita.

Pelo sistema, é possível identificar se o usuário pode receber uma orientação para se manter em casa ou se precisará de atendimento presencial.

Caso o app identifique a necessidade de o usuário se deslocar para ser avaliado por um médico, automaticamente será sugerido o local mais próximo, considerando os serviços de pronto-atendimento, as unidades de saúde ou o pronto-socorro, dependendo do caso.

No site https://orientacorona.hucam.edu.br/, o atendimento é feito todos os dias da semana, das 7h às 19h. Já o telefone 0800 042 0506 está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

“Nós não substituímos consultas, mas esclarecemos, pelo site e por telefone, dúvidas sobre sintomas, cuidados com higiene, testes para a doença e a necessidade de procurar uma unidade de saúde, além de orientar e apoiar aqueles em sofrimento psíquico devido ao isolamento social ou por terem ficado doentes”, explica a chefe da Unidade e-Saúde do Hucam, responsável pelo aplicativo, Carmen Barreira-Nielsen.

Segundo ela, o grupo também pretende contribuir para identificar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

Adaptação

As ferramentas do Projeto Orienta COVIDES foram desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e adaptado para o Espírito Santo por meio de parceria com o Núcleo de Telessaúde do Hucam-Ufes.

O aplicativo Orienta COVIDES, lançado em maio, pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador, também por meio do site https://orientacorona.hucam.edu.br/. Não é necessário fazer o download do app.

Leia mais

Maioria dos estudantes preferem que Enem seja realizado em maio

MEC e Inep divulgam resultado da enquete sobre novas datas do Enem. – Foto: ...

Bebê de 6 meses morre em São Gabriel da Palha; suspeita é que ela tenha se engasgado

O caso aconteceu na noite desse domingo (22), em São Gabriel da Palha, de acordo com as informações os pais da criança de 6...

Sesa debate estratégias para Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes,...

Leia também

Motorista que aparece em vídeos fazendo manobra perigosa é filho da dona do carro

Homem tem 36 anos, mora com a mãe, está desempregado e recebendo auxílio emergencial. Imagens mostram o motorista fazendo a manobra conhecida como 'cavalo...

Capixaba viraliza na internet após fazer embaixadinha com pote de gel; veja o vídeo

Mateus é auxiliar de farmácia e foi flagrado pelas câmeras de videomonitoramento no momento em que "salvava" um pote de gel que caiu do...

Espírito Santo chega a 3.485 mortes e 118.218 curados com 128.265 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (24), 3.485 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 128.265. O índice de letalidade...

Data dos desfiles do carnaval de Vitória será definida em reunião no próximo dia 15

"Os presidentes das escolas capixabas querem fazer carnaval, mas não sabemos se será em fevereiro ou se precisará ser em outra data", declarou o...