Após festas de prefeitos eleitos, Secretário alerta: ‘Aglomerações de qualquer tipo não são adequadas’

Após o resultado das eleições neste domingo (29), milhares de pessoas se colocaram em risco ao participarem de festas nos municípios da Grande Vitória para comemorar a eleição de seus candidatos.

Imagens registradas durante esses eventos mostram muitas pessoas aglomeradas e sem máscara. Em algumas situações, nem os prefeitos eleitos usavam a proteção e ainda cumprimentavam eleitores e apoiadores.

Na Serra, comemoração reuniu muitas pessoas ao lado da Igreja Matriz de Serra Sede — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Na Serra, comemoração reuniu muitas pessoas ao lado da Igreja Matriz de Serra Sede — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Nesta segunda-feira (30), questionado sobre essa situação, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, repreendeu o comportamento dos capixabas e alertou sobre a necessidade de manter os cuidados para prevenir a contaminação.

“Nós entendemos que toda atividade que aglomera e que leve a ter comportamentos desprotegidos pode repercutir em casos e pessoas internadas. Nós já vivemos isso, em especial com aglomerações reconhecidas no período eleitoral. Entendemos que as aglomerações de qualquer tipo não são adequadas para esse momento e, por isso, estabelecemos normas como crime eleitoral atividades que aglomerassem durante o período das eleições municipais”, disse.

Nesta segunda, o Espírito Santo chegou a 4.279 óbitos pela Covid-19, sendo 27 nas últimas 24 horas. O total de casos passou de 190 mil.

Os municípios da Grande Vitória, onde houve segundo turno e, consequentemente, festas de comemoração neste domingo, encabeçam o ranking de casos da doença.

Vila Velha agora tem 27.933 casos e 600 mortes. Na Serra, já são 24.424 infectados e 591 óbitos. Em Vitória, 517 moradores morreram com Covid-19 e o número total de casos é de 24.162. Por último, em Cariacica, são 17.014 casos e 532 mortes.

Eleito em Vitória, Pazolini comemorou o resultado em meio a apoiadores — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Eleito em Vitória, Pazolini comemorou o resultado em meio a apoiadores — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

 

Leia mais

Leia também