Após atraso, voo com vacinas da Covid-19 chega ao Espírito Santo

 

Voo da Azul com vacina chega ao ES — Foto: Leandro Tedesco/ TV Gazeta
Voo da Azul com vacina chega ao ES — Foto: Leandro Tedesco/ TV Gazeta

 

O avião com as doses da vacina contra a Covid-19 para imunização no Espírito Santo chegou a Vitória no início da noite desta segunda-feira (18). A aeronave pousou no Aeroporto Eurico Aguiar Salles, na capital, às 18h20, após um atraso de quase uma hora. Previsão inicial era de que voo chegasse às 17h30.

De acordo com o Governo do Estado, a primeira dose será aplicada em servidor da área da saúde no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. O evento que marca o início da imunização no Espírito Santo está agendado para começar às 19h.

As doses enviadas neste primeiro momento são da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac aprovada pela Anvisa neste domingo (17). O voo AD9902, da Azul Linhas Aéreas, foi fretado pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde reservou 101.320 doses ao Espírito Santo, sendo 95.440 para população em geral e 5.880 para população indígena. Todas as doses desse primeiro lote estão no voo que chega a Vitória nesta segunda, de acordo com o governo estadual.

O público-alvo dessa primeira etapa da imunização é formado por:

  • trabalhadores da saúde da linha de frente no combate à doença;
  • pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência;
  • pessoas a partir de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas;
  • e população indígena vivendo em terras indígenas.
PRF faz segurança da chegada das vacinas ao aeroporto de Vitória — Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta

PRF faz segurança da chegada das vacinas ao aeroporto de Vitória — Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta

No aeroporto, a chegada das doses é monitorada pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também vai acompanhar o transporte das vacinas até o local indicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública (Sesp), Alexandre Ramalho, os pontos onde serão armazenadas as vacinas contarão com a segurança feita pela Policia Militar. Além disso, a PM também fará a escola do transporte das doses para centros regionais de distribuição das vacinas, em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

 

Leia mais

Leia também