Aplicativo vai mostrar lotação em tempo real dos ônibus do Sistema Transcol no Espírito Santo

O o serviço InBus vai mostrar como está a lotação dos ônibus do Sistema Transcol antes do veículo chegar no ponto de parada.

O aplicativo ÔnibusGV ganhou uma nova função. Agora, o serviço InBus vai mostrar, dentro do próprio aplicativo, como está a lotação dos ônibus do Sistema Transcol antes do veículo chegar no ponto de parada.

Para a fase de testes, 25 veículos já receberam os equipamentos para rastrear as informações e estão circulando com essa funcionalidade. Para acessar a lotação do veículo, basta atualizar o aplicativo no smartphone.

Uma câmera integrada ao computador de bordo fará a captação de imagens no interior do coletivo. A partir da análise de um software, o coletivo ganhará classificação de baixa lotação (verde); média lotação (amarelo); lotado (vermelho).

Essa informação ficará disponível para o usuário por meio do aplicativo ÔnibusGV, durante a consulta da previsão de horários.

O usuário poderá, então, clicar no ícone correspondente a lotação no aplicativo para visualizar a imagem do interior do coletivo, em tempo real, avaliando se é possível embarcar e manter distanciamento recomendável no transporte público e/ou se sente seguro para fazer o embarque.

Até o final do ano, serão 600 contemplados com o serviço, totalizando a frota das linhas troncais. Até julho de 2021, o sistema estará implantado em 100% dos coletivos do Sistema Transcol.

Outra possibilidade do sistema vai otimizar a gestão da frota, já que será possível coletar informações não só de quais são as linhas mais carregadas, mas também em quais trechos, pontos e horários estão mais carregados, tornando o ajuste operacional mais dinâmico.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a implantação do sistema acontece em um momento em que esse tipo de tecnologia se tornou fundamental.

“Estamos desde março desenvolvendo ações para manter o transporte público em operação e reduzir o risco de disseminação do coronavírus no Transcol. E logo no início percebemos que uma ferramenta inovadora deste tipo faria diferença quando chegasse o momento da ampla retomada das atividades. Após alguns meses de desenvolvimento junto com os consórcios operadores, conseguimos iniciar a implantação do sistema”, destacou o secretário.

 

Leia mais

Oscar 2019 tem recorde de prêmios entregues a negros e mulheres

Na premiação mais importante do cinema mundial, a cerimônia do Oscar teve como destaque o recorde de prêmios entregues para profissionais negros, que ganharam...

Criminosos rendem família e levam até porco e galinhas durante assalto em fazenda no Espírito Santo

Dois homens foram presos por receptação após a polícia encontrá-los tirando peças do carro que foi roubado no crime. Vítimas foram amarradas e agredidas...

Jovem fica ferido em acidente no Centro de Nova Venécia

Um jovem de 19 anos ficou ferido em...

Polícia Militar divulga Boletim Unificado (BU) sobre possível Roubo de Combustível em Ônibus Escolar de Água Doce do Norte

Foi divulgado na tarde de segunda-feira (01) pela Polícia Militar de Água Doce do Norte o...

Leia também

Homem é morto a tiros e polícia investiga disputa por herança

Um açougueiro de 32 anos foi assassinado a...

“É natural que ataquem quem está crescendo. Estou incomodando a velha política”, afirma Wanderson Transportes

O candidato a prefeito de Água Doce do Norte, Wanderson Silva Leite (Wanderson Transportes), comentou os recentes ataques que vem sofrendo de adversários. Segundo o...

INDICADORES: Quarta-feira (21) começa com alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (21) com alta de 0,81% no preço e o produto é negociado a R$...

INDICADORES: Baixa no café nesta quarta-feira (21)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (21) com queda de 0,73% no preço e é vendida a R$ 531,09...