Aplicativo para comunicação direta entre população e polícia passa a funcionar em todo ES

O aplicativo “APP 190 ES”, que estabelece uma comunicação direta entre a população e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), passou a funcionar em todo o território do Espírito Santo a partir deste mês. Antes, somente moradores das regiões Metropolitana e Sul tinham acesso à ferramenta.

A principal função do aplicativo, que pode ser baixado em qualquer smartphone, é o acionamento da polícia para ocorrências relacionadas a crimes, incluindo casos de violência contra a mulher.

Como a ferramenta possui georreferenciamento, quando a chamada é atendida na central do Ciodes, o endereço do solicitante aparece imediatamente na tela do atendente, não sendo necessário que a vítima informe o endereço em que se encontra.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), esse recurso reduz o tempo necessário para atendimento e envio de equipes para a ocorrência.

Após ser instalado, o “APP 190 ES” é autoexplicativo, bastando seguir as orientações na tela para fazer o cadastro e ativar as funções.

O aplicativo enviará uma mensagem para o número cadastrado e solicitará permissões de acesso, que devem ser concedidas. A partir daí, o usuário terá acesso a todos os recursos disponibilizados.

Botão Ciodes

O botão Ciodes, que aparece na tela principal do aplicativo, é um canal de comunicação direto com a central de atendimento. Ao acionar o botão, o usuário realiza uma chamada telefônica para o Ciodes e o atendente já terá, na tela, os dados de quem está acionando e a localização em tempo real. Este recurso deve ser utilizado para atendimento imediato de ocorrência em andamento.

Botão SOS Marias

Mulheres vítimas de violência doméstica podem chamar a polícia por meio do aplicativo, de forma rápida, acionando no botão “SOS Marias”. Ao clicar no botão, os campos relacionados à atual localização da solicitante serão preenchidos automaticamente por meio do GPS do celular. Clicando em “Solicitar Viatura”, a ocorrência será aberta imediatamente na Polícia Militar e a viatura mais próxima será deslocada para o atendimento. Se a vítima quiser encontrar a viatura em outro local, diferente da localização atual, basta editar os campos de endereço.

Cadastro Inteligente

Com o Cadastro Inteligente, o cidadão poderá cadastrar os dados de seus aparelhos de telefonia celular, como IMEI e dados pessoais. Dessa forma, se o telefone for roubado, o dono será facilmente localizado em caso de recuperação.

Disque-Denúncia

Ao acionar o Disque-Denúncia pelo aplicativo, o usuário é redirecionado ao site disquedenuncia181.es.gov.br, que tem protocolo de sigilo de acesso. O cidadão poderá fazer uma denúncia de forma anônima, que será encaminhada para o órgão competente pela investigação do fato relatado. Esse recurso deve ser usado para passar informações anônimas, que auxiliem em investigações, mas que não sejam sobre crimes em andamento que exijam intervenção imediata.


Leia mais

Leia também