Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

Compartilhe

Acesso fácil e eficiente para que os empreendedores participem das compras públicas do Governo Federal por meio de tablet e celular, com todo o processo 100% digital na modalidade dispensa de licitação. É o que traz o aplicativo Compras.gov.br. A ferramenta totalmente digital torna o processo mais ágil e prático e é mais um passo da desburocratização e transformação digital do Governo Federal.

O Compras.gov.br foi desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e passou por atualização. Em maio deste ano, a funcionalidade de apresentação de propostas foi implementada no aplicativo Compras.gov.br.

“A nova versão do aplicativo Compras.gov.br permite que o processo de compra na modalidade dispensa de licitação seja feito de forma 100% digital, em dispositivos móveis. Isso faz com que empresas pequenas e mesmo pessoas físicas possam atuar como fornecedores do Governo de forma mais facilitada. Isso aumenta a competitividade e diminui o custo de aquisição do Governo Federal, gerando economia para os cofres públicos”, disse o Secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Castelliano.

Na última semana, o sistema registrou os primeiros vencedores que realizaram o processo de compra pública 100% no aplicativo. De acordo com o Ministério da Economia, a partir do segundo semestre deste ano, o fornecedor poderá participar também da etapa de lances para dispensa eletrônica.

O Compras.gov.br aproxima empreendedores e empresas de todos os portes do mercado das compras públicas que, em 2021, movimentou cerca de R$ 150 bilhões. É possível receber diariamente as oportunidades de licitações disponíveis. Após o cadastro, o licitante recebe as notificações do certame que está participando, como avisos, esclarecimentos e os eventos do processo, como homologação de item e convocação.

A empresária Tatiane Reis é proprietária de um bar e mercearia em Ribeirão Pires, interior de São Paulo. Por 30 anos, o pai dela esteve à frente do negócio e há 3 anos passou o bastão para Tatiane que segue com o empreendimento com a ajuda da filha e do marido. A família resolveu inovar para dar novo fôlego ao negócio.

“Resolvemos inovar e encontramos o ramo de licitações públicas. Foi algo prático, cadastramos nossa empresa e, com um friozinho na barriga, fomos participar da primeira dispensa eletrônica e fomos campeões. Foi algo que nos destravou para esse ramo e agora estamos participando de outras dispensas. Vamos estudar, buscar conhecimento, nosso sonho e desejo é participar de outros pregões e licitações maiores”, contou Tatiane Reis. 

Como participar

Os interessados em vender para a administração pública precisam de somente três passos para se credenciar no sistema de compras do Governo Federal: fazer o download do aplicativo que está disponível para Android e IOS, entrar com o login utilizando as credenciais do gov.br e inserir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Uma vez credenciado, já é possível participar.

[LINK Compras.gov.br: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/conheca-o-compras/aplicativo-compras]

Aplicativo já permite realizar compras públicas de forma 100% digital

A facilidade de ter todo o processo de forma digital pelo Compras.gov.br traz agilidade Foto: Tânia Rêgo \/ Agência Brasil

Leia também

Agentes do IBGE já estão nas ruas em Jaguaré para o Censo 2022

  Após dois anos de atraso, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, iniciaram nesta segunda-feira,...

Aumento do e-commerce na pandemia provoca falta de contêineres nos portos brasileiros

O aumento do comércio eletrônico durante a pandemia levou à falta de contêineres para atender à demanda dos...

Lagartixa precisa de doações de fraldas

  Ainda com sequelas de um acidente sofrido há dois anos, o veneciano Aulair Lucas, mais conhecido como Lagartixa,...

‘ A vida segue’, diz Isis Valverde deixa a Globo após 17 anos

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Isis Valverde,35, anunciou que não é mais funcionária da Globo. Nesta segunda-feira...

Capixaba morre após inalar gás carbônico em plataforma da Petrobrás, no RJ

  Patrick Carlos, de 37 anos, morreu após inalar gás tóxico na plataforma P-19 da Petrobrás — Foto: Reprodução/Arquivo...

Homologado pelo PSB, Casagrande busca apoio do Republicanos e União Brasil à sua reeleição

O governador Renato Casagrande (PSB) disse na manhã deste domingo (31/07) que já está buscando apoio à sua...

Rota Turística Culinária será implantada em Barra de São Francisco

Mostrar e divulgar os melhores locais para se alimentar ou comprar alimentos processados em Barra de São Francisco....

Carlinhos Lyrio confirma candidatura a deputado estadual

  O radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos), esteve na manhã desta quinta-feira, dia 04, na sede da Rede Notícia. Durante...