Aplicativo ‘Feira na Palma da Mão’ é apresentado em congressos nacionais

Compartilhe

O aplicativo “Feira na Palma da Mão”, desenvolvido por meio de um projeto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está sendo apresentado em congressos nacionais. Na última segunda-feira (13), o App foi exibido no XIV Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil (Confaser), em Brasília.

No mês de agosto, a apresentação do aplicativo será feita em Natal, no Rio Grande do Norte, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Outro reconhecimento foi a aceitação do projeto para publicação na Revista Ethnoscientia. O extensionista do Incaper e coordenador do projeto, Luiz Carlos Bricalli, foi quem apresentou o App nos congressos destacando o orgulho e alegria por entregar uma nova tecnologia para a sociedade.

“Já são quase dois anos que a equipe vem se dedicando para o desenvolvimento desse aplicativo. Para nós que somos extensionistas, não é apenas um aplicativo de celular. É uma ferramenta fundamental que possibilitará a geração de resultados econômicos facilitando a vida dos agricultores e possibilitando que os consumidores adquiram produtos da agricultura familiar validados pelo trabalho do dia a dia do Incaper. É uma vitória que agora estará na palma da mão de todos”, ressaltou Bricalli.

Lançamento do aplicativo em julho

O App “Feira na Palma da Mão” será lançado oficialmente no dia 13 de julho, em um evento com público restrito, em Vargem Alta. Na ocasião, haverá a apresentação do projeto e do manual de uso e auxílio para tirar dúvidas sobre o manuseio. O evento contará ainda com uma mesa redonda com o tema: “Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas”.

Bricalli destacou que o aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de promover a venda direta dos produtos da agricultura familiar. Entre os pontos relevantes na trajetória de desenvolvimento do App, um dos principais, segundo o coordenador, foi de conhecer diversas experiências exitosas, tanto dos agricultores familiares quanto dos estabelecimentos comerciais, que já compram e vendem produtos da agricultura familiar.

“A inovação tecnológica na área da comercialização para aproximar os produtores rurais e os consumidores também é outra importante conquista que o projeto está promovendo para a agricultura familiar e a sociedade capixaba”, afirmou.

Mais sobre o projeto

Para adesão ao App, o projeto identificou os agricultores familiares situados nos municípios capixabas que fazem parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), sendo eles: Viana, Cariacica, Guarapari, Castelo, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Santa Maria de Jetibá.

Também foram identificados estabelecimentos comerciais alimentícios, como restaurantes, refeitórios empresariais, mercados, entre outros, que demandam maiores volumes de produtos agropecuários e que estão instalados em cidades com população urbana expressiva. O App “Feira na Palma da Mão” alcançou a participação de 50 propriedades rurais da agricultura familiar e 25 estabelecimentos comerciais.

O projeto “Desenvolvimento de Metodologia de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para o incentivo da venda direta dos produtos da agricultura familiar”, que teve a finalidade de desenvolver o aplicativo “Feira na Palma da Mão”, foi contemplado pelo Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Edital 2020, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A equipe técnica foi composta pelo coordenador do projeto, duas bolsistas, apoio de 12 servidores do Incaper dos municípios envolvidos, três técnicos contratados para o desenvolvimento do App e dois servidores da equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Incaper.

Leia também

Festa de São Pedro em Barra de São Francisco terá fogueira gigante e desfile

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...

Respiradores

Olá, gente! Eu sou Fabi Costa, e estamos aqui para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem...

Polícia Civil prende seis pessoas que causaram prejuízo de mais de R$ 1 milhão a uma cooperativa no norte do Estado

Por Victória Meireles Policiais civis das Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam seis pessoas suspeitas de...

Recorde: Conceição da Barra quer fazer maior moqueca capixaba do mundo

A cidade de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, se preparar para bater o recorde de...

Dois jovens morrem em grave acidente entre motos em Alto Rio Novo

Duas pessoas morreram em um grave acidente entre duas motocicletas na tarde desta sexta-feira (1º), na rodovia ES-164...

Botafogo vence fora em jogo com dois gols anulados do Bragantino pelo VAR

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Red Bull Bragantino controlou o jogo, criou mais chances e até fez...

Quinze cidades brasileiras entram em situação de emergência por conta de desastres

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 15 cidades de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio...