Aplicativo facilita comunicação entre moradores e a PM em bairros de Vitória

O aplicativo, que funciona há um mês, já vem sendo utilizado por moradores e comerciantes. Através dele, a população pode avisar diretamente aos policiais quando presenciarem situações suspeitas ou se sentirem em perigo.


Desenvolvido por um morador de Jardim de Camburi, em Vitória, um aplicativo vem sendo utilizado para garantir a comunicação direta entre a população do bairro e a Polícia Militar.

A medida que visa utilizar a tecnologia em prol da segurança tem dado certo e por isso, nesta semana, a ferramenta passou a ser utilizada também em Jardim da Penha e na Mata da Praia.

O aplicativo Rede Comunidade Segura funciona há cerca de um mês e pode ser utilizado tanto por moradores quanto por comerciantes.

A ferramenta disponibiliza diferentes canais de atendimento. Dois deles servem para falar diretamente com os policiais da região, seja por telefone ou por mensagens. A ideia é que os moradores funcionem como os olhos da polícia e avisem assim que presenciarem uma ocorrência ou se sentirem em perigo.

Major Gustavo de Souza Alves Tonini, que é responsável pela Companhia da Polícia Militar da região, contou que o o aplicativo surgiu a partir da iniciativa da PM de estar mais próximo da população de Jardim Camburi.

“Esse projeto é de suma importância porque visa encurtar o caminho entre a demanda da sociedade e o recurso operacional que temos disponível, além de disponibilizar outras ferramentas de consulta, que facilitam a segurança dos moradores no dia a dia”, pontuou o major.

Condomínios, apartamentos e estabelecimentos que aderiram ao projeto da PM receberam um selo e, agora, são também monitorados pelos policiais.

Quem utiliza o aplicativo, aprova.

“Qualquer coisa que a gente verifica, seja um veículo parado por muito tempo, ou uma pessoa de quem a gente desconfia, a gente pede para eles passarem e eles passam. Temos uma comunicação direta com eles lá no departamento da PM”, disse Charlei Munaldi, que administra uma padaria em Jardim Camburi.

O publicitário Nenilson Rezende, que organiza um grupo de segurança no condomínio onde mora, reforçou que é importante que os moradores estejam unidos para ajudar a reforçar a segurança ao entorno.

“Qualquer problema que tem um deve interagir com o outro. E funciona direitinho”, disse.

O aplicativo já está disponível para sistema Android. Basta procurar por Rede Comunidade Segura na Play Store.

Leia mais

IJSN e Setur divulgam resultados da Economia do Turismo capixaba para o primeiro trimestre de 2020

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Turismo (Setur) apresentaram, na tarde...

INDICADORES: Café continua em alta nesta terça (4)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a terça-feira (4) com alta de 1,49% no preço e é vendida a R$ 569,74...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Frente fria deve avançar sobre a região Sul neste sábado (3)

Neste sábado (3), um frente fria deve avançar sobre a região Sul do país, o que pode causar chuvas no Paraná, amenizando o intenso...

Reposição de perdas do FPE e FPM é comemorada por entidades ligadas a estados e municípios

Estados e municípios brasileiros serão recompensados pelas perdas que tiveram referentes ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos...

Leia também

Encontro Alagoano de Gestores Eleitos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Encontro Alagoano de Gestores Eleitos, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com a Confederação Nacional...

Estimativa de receita do Fundeb para 2020 cai em 6,5%

A nova estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sofreu redução...

Pesquisa da Fiocruz aponta número elevado de mortes em domicílios do Rio de Janeiro

Pesquisa da Fiocruz mostra que, entre abril e setembro, a cidade do Rio de Janeiro apresentou 27 mil mortes acima do esperado, se comparado...

São Paulo recebe um milhão de doses da vacina para combate à Covid-19

O estado de São Paulo recebeu, nessa quinta-feira (03), 600 litros a granel da vacina Coronavac, que correspondente a um milhão de doses para...