Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito incorporará novas funcionalidades em 2021

Compartilhe

Com o dia-a-dia agitado, a empresária Suzi Rocha demorou um tempo para perceber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estava vencida. Porém, com a digitalização dos documentos, ela não tem mais esse problema, pois a data de vencimento é avisada com antecedência pelo aplicativo. “Além disso, ela evita papéis e o acesso é muito mais fácil estando no celular.”

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, já foram baixadas cerca de 16.414.407 carteiras digitais de Trânsito, que guardam, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo. E com a mesma validade do impresso. Além disso, o aplicativo permite consultar o histórico de emissão da CNH e compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Além da visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.

De forma digital, o condutor pode receber notificações de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias; e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Outras funcionalidades serão incorporadas a partir de 2021 como, por exemplo, a possibilidade de indicação do real infrator, aquele condutor que efetivamente cometeu a infração, e não o proprietário do veículo”, explicou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro.

“Outra importante funcionalidade que vai ser agregada é a possibilidade de ser autorizada a transferência de veículo entre duas pessoas que possuam o aplicativo e possam fazer então essa transferência totalmente por meio de assinatura digital. São mais facilidades que esse importante documento de trânsito traz para a sociedade brasileira”, afirmou Carneiro.

Como obter

A Carteira Digital de Trânsito é disponibilizada gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS, acessíveis nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.

Para usar o serviço, é preciso ter a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás. Já para obter o documento digital do veículo, é preciso estar com o número do Renavam do veículo, localizado na parte superior do documento, e do código de segurança do CRV, que é o antigo DUT.

Veja como obter o documento digital

Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito incorporará novas funcionalidades em 2021

A Carteira Digital de Trânsito é disponibilizada gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS. Foto: Ricardo Botelho/Minfra

Leia também

Promessa do Vitória-ES, meia Kaiky é emprestado ao time Sub-20 do Botafogo

O meia Kaiky, de 18 anos, está de saída do Vitória-ES para defender o Botafogo. Revelado e emprestado...

Iniciada a drenagem das obras de urbanização e pista de caminhada no Condomínio dos Anjos

A drenagem da implantação de uma pista de caminhada de mais de 900 m², em frente ao Condomínio...

Marido esfaqueia esposa em Cedrolândia

Na tarde do último sábado (13), em Cedrolândia, interior de Nova Venécia, uma mulher foi golpeada pelo marido,...

Sinal 5G será ativado a partir da próxima semana em Vitória

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir da próxima segunda-feira (22) a ativação do sinal...

Morto no meio da rua em Ecoporanga, homem era tido como pacato e sem conduta criminosa

Morto com cinco tiros no meio da rua na noite deste domingo (14), em Ecoporanga, Weliton Silva Pessoa,...

IPCA de julho é indicativo de que inflação pode começar a recuar, apontam especialistas

A queda de 0,68% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) em julho, segundo o IBGE, indica...

ES: homem é preso após tentar assaltar passageira com faca e arma falsa

    Passageiros conseguiram deter homem suspeito de tentar assaltar mulher até a chegada da Guarda Municipal, em Vitória —...

Propaganda eleitoral: veja o que pode e o que não pode ser feito durante a campanha de acordo com o TRE-ES

O período de campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira (16) e, para orientar políticos e eleitores sobre o...